06/12/2012 19h55 | por Rodrigo Rossi
Sessão especial de lançamento da TV Câmara de Maringá em parceria com a TV Sinal.Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Em sessão especial realizada na Câmara Municipal de Maringá nesta quinta-feira (6), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e o presidente do Legislativo maringaense, vereador Mario Hossokawa (PMDB), lançaram oficialmente a TV Câmara de Maringá, em parceria com a TV Sinal, compartilhando o horário e a grade de programação diária entre a meia-noite e às 12 horas. Rossoni destacou que a iniciativa vai dar mais transparência aos atos dos vereadores, assim como ao trabalho das comissões temáticas e às sessões plenárias.
“Se ocorrer na Câmara Municipal de Maringá o que aconteceu na Assembleia Legislativa, haverá o ‘antes’ e o ‘depois’ da televisão. A partir do momento da transmissão das sessões e demais atividades, a população poderá fiscalizar muito melhor o comportamento dos seus representantes. E este Legislativo municipal teve a coragem de assumir esta parceria, porque agora o trabalho dos vereadores será muito melhor acompanhado. Os maringaenses poderão saber como se comporta, como encaminha e como vota o seu legislador”, disse o chefe do Legislativo estadual.
Fortalecimento – O objetivo de criar a Rede Legislativa, a partir do canal compartilhado gratuitamente pela Assembleia, vai permitir consolidar o processo de transparência e modernização. Rossoni destacou que os legislativos precisam se fortalecer ainda mais e parcerias desta natureza são importantes instrumentos de respeito aos paranaenses. “Estamos fazendo o nosso trabalho de mostrar à população sobre a importância do Poder Legislativo. E aqui o Legislativo vai se fortalecer ainda mais a partir da televisão”.
Reconhecimento – Rossoni recebeu uma placa alusiva à implantação da parceria das mãos do presidente da Câmara Municipal de Maringá, que destacou a resposta imediata recebida da Assembleia, que assegurou todas as condições para que a parceria prosperasse. “Este espaço será para dar transparência e permitir que a população acompanhe o trabalho dos vereadores. Queremos o aprimoramento da transmissão, com a cobertura das licitações, das comissões temáticas. Mas temos que fazer um reconhecimento especial ao presidente Rossoni pela pronto atendimento e empenho neste processo de compartilhamento da TV Sinal com a nossa Câmara”, afirmou.
Balanço – O presidente da Assembleia fez ainda um balanço das ações moralizadoras desencadeadas na Casa, lembrando em especial a participação e o apoio recebido dos demais deputados, e que a presença da TV Sinal foi fundamental para mostrar aos paranaenses as mudanças feitas pelos parlamentares e pela Comissão Executiva. Segundo Rossoni, os frutos dos recursos economizados pela Assembleia Legislativa vão agora auxiliar, a fundo perdido, os pequenos municípios. “Estamos firmando uma parceria com o Executivo. A Assembleia vai aportar R$ 250 milhões e o governo mais R$ 150 milhões para um programa de apoio aos pequenos municípios. O prefeito vai receber este dinheiro, mas não para fazer chafariz. Ele vai discutir com a população em audiência pública, onde será investido o dinheiro. Aproveito ainda esta oportunidade para, publicamente, externar o meu reconhecimento aos deputados, que nos ajudaram e apoiaram nas medidas que adotamos”, ressaltou.