A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) celebrou o Dia Nacional da Saúde Única, nesta segunda-feira (03), ressaltando a importância da aplicação do conceito para o futuro da saúde.
“Como profissional da saúde por 36 anos, acredito que o trabalho coletivo e integrado é o caminho para garantir qualidade de vida e segurança para as próximas gerações”, diz Márcia.
A data busca conscientizar sobre o conceito da Saúde Única, uma abordagem que integra a saúde das pessoas com a dos animais e do meio ambiente.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao interligar as três áreas, a Saúde Única permite abordar todo o espectro do controle de doenças – da prevenção à detecção, da resposta às crises até a gestão. “Contribui para a segurança sanitária global”, aponta a OMS, ressaltando que ela deve ser aplicada em todos os níveis, comunitário, subnacional, nacional, regional e global.
Um exemplo que dá a dimensão da interconexão: a OMS indica que cerca de 60% das doenças infecciosas humanas são transmitidas por animais. Ao mesmo tempo, as mudanças climáticas influenciam, por exemplo, o ciclo de vida do Aedes aegypti (transmissor da dengue e da chikungunya), ampliando seu poder de contágio. 
Audiência pública
Márcia Huçulak já trouxe o tema ao debate no Paraná. Em abril do ano passado, ela realizou uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater os impactos das mudanças climáticas na saúde, na qual a Saúde Única foi um dos focos. 
Especialistas no tema apresentaram dados e a importância de promover a integração das frentes.
“A Saúde Única é considerada a melhor forma de prevenir e responder a surtos de doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e humanos e gerar futuras pandemias”, avalia Márcia.