Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Secretário da Fazenda apresenta na Assembleia relatório da gestão fiscal do Governo

Secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, participa da sessão plenária na Alep
Secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, participa da sessão plenária na Alep Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)
O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, apresentou nesta segunda-feira (4), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, o relatório da gestão fiscal referente ao terceiro quadrimestre de 2012 do Governo do Estado. O pronunciamento aconteceu em audiência pública, no horário do Grande Expediente, quando Hauly respondeu a questionamentos apresentados pelos deputados detalhando as despesas, arrecadação, investimentos, dívidas e a receita do Paraná referentes ao ano de 2012.

Segundo o secretário, “apesar de todas as dificuldades”, o governo Beto Richa fechou 2012 com as contas em dia. Ele afirmou que o Paraná enfrenta esse momento da economia, onde inúmeros países passam por dificuldades, com grande austeridade, buscando manter o equilíbrio entre a receita e as despesas. “O momento é de muita responsabilidade”, frisou, ao reclamar da queda do repasse de verbas federais. Explicou que, por exemplo, foram feitas contratações de policiais militares e professores, o que gerou novas despesas, porque eram segmentos essenciais. “As escolas não poderiam ficar sem professores”, comentou.

De acordo com Hauly, o Paraná tem tudo para crescer e prosperar, e já há sinais de que as receitas dos meses de janeiro e fevereiro de 2013 “são boas”. Ele prevê que nos próximos anos o estado estará entre as quatro maiores economias do país. Acrescentou ainda que o Governo planeja investir, em diversos setores, cerca de R$ 6 bilhões, num prazo de dois anos.

Ao encerrar a audiência pública, o deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia, agradeceu a presença do secretário, que estava acompanhado por diretores da área, assessores e técnicos, destacando a importância desse debate sobre o Orçamento do Estado. Estas manifestações públicas no Legislativo acontecem em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000), e são oportunidades para que o Governo do Estado, através da sua Secretaria da Fazenda, preste contas e divulgue as formas do cumprimento das metas fiscais à sociedade paranaense. Elas ocorrem três vezes ao ano, quando são apresentadas as contas públicas relativas ao 1º, ao 2º e ao 3º quadrimestre do exercício orçamentário.

Em razão da audiência pública com o secretário Hauly e dos debates que se seguiram em Plenário, a pauta de votações inicialmente prevista para esta segunda-feira (4) foi transferida.   

*Para visualizar os documentos apresentados nas audiências públicas o interessado pode acessar a Ordem do Dia ou o site www.gestaododinheiropublico.pr.gov.br .
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação