Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Seguem para sanção do governador as alterações no processo de eleição na rede estadual de ensino

Podcast
Proposta do Poder Executivo que trata da definição de critérios, mediante a consulta à comunidade escolar, para a escolha de diretores foi aprovada na Assembleia Legislativa.
Proposta do Poder Executivo que trata da definição de critérios, mediante a consulta à comunidade escolar, para a escolha de diretores foi aprovada na Assembleia Legislativa. Créditos: Dálie Felberg/Alep

O projeto de lei do Poder Executivo que altera o processo de escolha dos diretores e diretores auxiliares das instituições da rede pública de educação foi aprovado em redação final pela Assembleia Legislativa do Paraná, na sessão plenária remota desta quarta-feira (7), e segue agora para a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O texto prevê, entre outros pontos, que os diretores poderão ser afastados em caso de insuficiência de desempenho da gestão administrativo-financeira, pedagógica ou democrática. Estabelece também, como requisito para registro de chapa nas eleições, que os candidatos devam fazer parte dos quadros das instituições a que pleiteiam os cargos há, no mínimo, seis meses.

A indicação dos diretores e diretores auxiliares das escolas de período integral será exclusiva do poder Executivo, assim como dos colégios cívico-militares. O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), explica que as alterações não ferem a consulta democrática à comunidade escolar.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), o projeto foi construído de forma a contemplar as reinvindicações da comunidade escolar. Ele falou da exigência de cursos da Secretaria de Educação para os candidatos à direção.

SONORA HUSSEIN BAKRI

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação