
Conhecer os caminhos para ter acesso a recursos disponíveis nos editais de fomento cultural e aprender como se tornar um empreendedor de sucesso. Esses foram os temas apresentados nas palestras do seminário “A Arte é um Bom Negócio”, realizado na tarde desta quinta-feira (25). Promovido pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, em parceria com a Escola do Legislativo e o Sebrae, o encontro, que continua na sexta-feira (26), orienta artistas e artesãos sobre as formas mais eficazes de valorizarem seus trabalhos, além de aprimorar a gestão de seus empreendimentos.
Inicialmente, a coordenadora de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Daniele Mariano, apresentou um panorama dos editais de incentivo cultural e os tipos de projetos que podem se beneficiar dos recursos disponibilizados por essas iniciativas. Além disso, ela explicou todo o processo para a captação dos recursos disponibilizados pelas leis de incentivo da União e do Estado do Paraná.
“Temos dois processos de apoio a projetos vigentes na secretaria neste momento. A PNAB, que é a Política Nacional Aldir Blanc, conta com aporte direto do Governo Federal, e fazemos o repasse por meio dos editais. E o Profice, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, que terá uma nova edição válida para 2025 e 2026. São as duas vertentes que apoiam e fomentam a cultura no estado. Atualmente, temos mais de 600 projetos sendo executados pela PNAB. Todos os tipos de projetos culturais podem se beneficiar desses editais e, agora, adotamos a definição de eixos culturais, que são mais abrangentes que as áreas específicas que existiam antes”, explicou.
A coordenadora destacou ainda que a nova edição do Profice terá um total de R$ 50 milhões em recursos, sendo R$ 20 milhões a serem aplicados ainda este ano e os outros R$ 30 milhões em 2026.
Comportamento empreendedor traz série de benefícios para os artistas
Em seguida, Adolfo Kenji Ito, consultor do Sebrae, apresentou um painel sobre empreendedorismo, em que destacou as dez características de um bom empreendedor.
“Existe um pensamento generalizado de que empreendedor é só alguém que constitui uma empresa. Mas, na verdade, todos nós somos empreendedores, só que não percebemos as habilidades que temos. Por isso, por meio dessas palestras e capacitações promovidas pelo Sebrae, procuramos desenvolver ainda mais as competências e habilidades das pessoas, para que elas tenham atitudes empreendedoras de maneira cada vez mais consciente”, afirmou.
A partir desse conceito, ele apresentou as dez habilidades que tornam qualquer pessoa um empreendedor bem-sucedido: inovação e iniciativa; persistência; saber calcular os riscos; qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; ter metas claras; planejamento e acompanhamento; construir uma rede de contatos; e autoconfiança.
Manhã
Pela manhã, o seminário promoveu palestras sobre trajetória artística, valorização da cultura e estratégias de empreendedorismo. A iniciativa foi realizada em parceria com a Escola do Legislativo e o Sebrae.
A programação começou com a palestra da artista Virginia Bilobran, de Curitiba, que compartilhou com os participantes relatos pessoais sobre o propósito da arte em sua vida, sua trajetória profissional e a importância da formalização profissional, além de reafirmar a importância da educação artística e a relevância da experiência gerada por essa disciplina escolar em sua carreira.
A segunda palestra foi ministrada pelo artista Ismael Teles, de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana da capital. Assim como Virginia, Teles iniciou sua fala relatando seus primeiros contatos com a arte ainda na infância e o começo de sua carreira - marcada pelo contato com a música e o circo. O artista destacou o impacto na paisagem de seu município e o pioneirismo das obras do Projeto Raízes, do qual é idealizador.
A programação seguiu com a participação do Dr. Eduardo Oliveira, advogado e consultor do Sebrae, que trouxe ao público a palestra “Finanças Pessoas e Precificação”, preparada especificamente para abordar as questões e dilemas típicos dos artistas e artesãos. “É importante que o artesão saiba que é empresário, que é empreendedor, e que por isso deve estar sempre inovando. Com o advento do lucro e da expansão do negócio gerados pela boa administração e precificação, ele (o artesão) vai gerar novos empregos e novas oportunidades”, declarou Oliveira.
Sobre a ação, o Deputado Nelson Justus (União), presidente da Comissão de Cultura, declarou: “Esse projeto nasce de uma convicção muito clara: a arte é, sim, um bom negócio. Durante muito tempo, o talento artístico foi visto apenas como vocação ou inspiração, e é claro que isso é verdade - mas é preciso ir além. A gente quer mostrar que é possível viver de arte com dignidade, com planejamento, com estratégia. E, mais do que isso, queremos fortalecer o empreendedorismo cultural como vetor de desenvolvimento econômico e social. E essa é uma pauta que me toca profundamente. A gente sabe que o Brasil é um país riquíssimo em cultura, em talento, em criatividade. Mas, infelizmente, muitos artistas ainda enfrentam dificuldades para transformar essa vocação em uma fonte de renda sustentável. A ideia com o ‘A Arte é um Bom Negócio’ é justamente mostrar que é possível, sim, viver de arte - e viver bem. Estamos iniciando esse projeto aqui, um projeto piloto, que vem sendo muito elogiado, em parceria do Sebrae, contendo ciclo de palestras, oficinas e painéis com especialistas em empreendedorismo, economia criativa e, claro, com artistas que já trilharam esse caminho com sucesso. O objetivo é oferecer ferramentas práticas: desde noções de gestão financeira, marketing digital, até acesso a editais, leis de incentivo e formas de profissionalizar a carreira artística. O meu recado é simples: acreditem no seu valor. O Brasil é um dos países mais ricos culturalmente, e vocês são os protagonistas disso. Com conhecimento, apoio e estratégia, é possível viver de arte, sim. E melhor ainda: é possível fazer dela um motor de transformação. Sejam bem-vindos à jornada - e contem conosco.”
Mais conhecimento para os artistas paranaenses
A produtora cultural Raiane Ramirez participou como espectadora das palestras e destacou a qualidade formativa da ação: “A experiência foi muito interessante, com muitas informações relevantes sobre empreender na cultura e na arte. Eu, como produtora cultural e artista, consegui absorver bastante conteúdo e também pude prestigiar minha amiga Virginia Bilobran que se apresentou aqui.”
O seminário se encerra nesta sexta-feira (26) com o painel “Acesso ao Microcrédito”, que abordará as possibilidades de financiamento para os empreendedores, a partir das 9h. Após essa apresentação, das 10h às 12h e das 14h às 16h, o Sebrae promoverá uma Consultoria Contábil para os artesãos e um mutirão para a formalização de MEIs. Além disso, será possível emitir a Carteira Nacional do Artesão.
PALESTRA - “SEMANA DA ARTE DO PARANÁ”
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