Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Sessão solene na Assembleia Legislativa marca as comemorações do Dia do Cônsul no Paraná

Data comemorada no último domingo (6) foi instituída no Paraná neste ano de 2017, conforme lei de autoria do deputado Ademar Traiano.

Para comemorar o Dia do Cônsul, celebrado oficialmente no último domingo (6), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou sessão solene nesta segunda-feira (7) por iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD). A data foi instituída através da Lei estadual nº 18.999/2017, de autoria do deputado Ademar Traiano (PSDB), atendendo solicitação do corpo consular no Paraná, que propôs a fixação do dia 6 de agosto para a celebração, tal como já ocorre no vizinho estado de São Paulo. A mesa de honra dos trabalhos foi composta por Leprevost; pelo presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomaz Amaral Neves, cônsul da República Dominicana e da República da Albânia; pelo ministro-chefe do Escritório Regional do Itamaraty, Paulo Palm; pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro; e pelo presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Eduardo Pereira Guimarães.

O deputado Leprevost qualificou o evento como “um gesto de aproximação com representantes de países amigos, mantendo um relacionamento positivo com estrangeiros aqui na nossa terra”. Amaral Neves destacou a importância da instituição do Dia do Cônsul como “um marco na história do Corpo Consular do Paraná, que está completando 66 anos de existência”. Durante o ato solene no Plenário da Assembleia Legislativa 66 pessoas foram homenageadas com diplomas de menção honrosa.

Atribuições – A origem da figura do cônsul remonta à antiga Grécia e à República Romana. Na idade Média, as corporações de ofício mantinham cônsules para solucionar os litígios entre seus membros e entre estes e os estrangeiros. Com a missão de patrocinar os interesses privados dos países que representam, os cônsules desempenham basicamente duas funções: a notarial ou de registro e a consular propriamente dita. Na primeira, funcionam como tabeliães, realizando registros de nascimento, óbito, procurações, contratos, autenticação de documentos, expedição de vistos em passaportes, entre outros. Cabe-lhes, também, a divulgação, por órgãos de imprensa, das belezas e características de sua terra, de seus aspectos econômicos, culturais e sociais.

Ao justificar o projeto de lei que apresentou ainda no ano passado, o deputado Ademar Traiano, presidente do Poder Legislativo estadual, afirmou que “diante da enorme gama de atributos e responsabilidades conferidas à função do cônsul nos planos estadual, nacional e internacional, necessário se faz instituir no estado do Paraná a celebração do Dia do Cônsul em 6 de agosto de cada ano, a exemplo do que faz o estado de São Paulo há mais de duas décadas”.

 



Ouça o Podcast relacionado



Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação