Setor de turismo apresenta demandas aos deputados na sessão itinerante de Foz do Iguaçu

19/10/2011 15h37 | por Rodrigo Rossi
Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nelson Nascimento.

Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nelson Nascimento.Créditos: Nani Gois/Alep

Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nelson Nascimento.
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Foz do Iguaçu vai apresentar uma série de reivindicações na sessão itinerante da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (19). Entre as solicitações, a ampliação de recursos para o setor, por meio de parcerias com o Estado, sugestão que, na opinião do presidente da entidade, Jaime Nelson Nascimento, pode ser desencadeada pelos parlamentares. Embora a sessão não seja deliberativa, a apresentação dos pleitos pode auxiliar na discussão do orçamento do Estado, principalmente envolvendo a Secretaria de Estado do Turismo.

“Queremos dialogar para que sejam tratados projetos e parcerias com o governo para que investimentos no segmento do turismo sejam feitos. Esta parceria pode ser em vários sentidos, como aplicação de recursos, a utilização de espaços que estão desativados e podem servir de referência, como é o caso do Espaço das Américas e o Centro de Convenções, atualmente subutilizados”.

Segundo Nascimento, outra proposta é ampliar o turismo regional, em setores periféricos a Foz do Iguaçu. A projeção, de acordo com ele, é que pelo menos quatro milhões de pessoas visitem a tríplice fronteira neste ano. Somente ao Parque Nacional e à hidrelétrica de Itaipu, a estimativa é que um milhão e meio de pessoas passe pelo local, “Precisamos desenvolver o turismo na região. Um exemplo é o município de Guairá, que tem um excelente potencial. Nosso objetivo é traçar metas para que o governo seja nosso parceiro. Temos um grande fluxo em pessoas visitando Foz do Iguaçu e isso pode ser expandido também para outras localidades. Estamos pensando numa situação mais ampla de apoio”.

Aporte financeiro – A solicitação de recursos pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), de R$ 100 milhões, a fundo perdido, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também será feita pelo Comtur. A parceria tem contrapartida dos governos federal e estadual, mas ainda não foi efetivada. “Temos estes recursos que poderão auxiliar em muito o processo de crescimento e desenvolvimento do turismo na cidade, que é do Paraná e do Brasil. É preciso apenas que as forças políticas façam acontecer”, afirmou Nascimento.

Para o vice-presidente da entidade, Paulo Angeli, a sessão itinerante da Assembleia Legislativa será importante instrumento de diálogo, permitindo que os deputados conheçam mais profundamente as carências e potencialidades do setor. “O turismo é um dos segmentos que mais gera emprego e renda. E queremos sensibilizar o Poder Legislativo estadual para esta questão. Por isso, o conselho avalia a interiorização como uma oportunidade de se abrir o debate e chamar a atenção para temas como este”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação