(Sonora)
Thamirys participou, ao lado dos 47 colegas dos últimos anos do curso, do lançamento do projeto “Rolê Cívico Paranaense”, na manhã desta quinta-feira (6), na sede do Tribunal de Justiça (TJ/PR). Durante a solenidade foi apresentada uma série de vídeos sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para os universitários, que vieram acompanhados dos professores e coordenadores do curso. O projeto, que é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), por meio da Escola do Legislativo, o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado, tem o objetivo de fazer com que os jovens de todo o estado conheçam melhor a atuação dos Poderes e possam colaborar com a formação de um novo conceito sobre essas instituições públicas.
Ele acontece em duas etapas. Na primeira, as instituições de ensino superior que aderirem à proposta recebem material de apoio produzido pela Assembleia para trabalhar os temas em sala de aula, além de vídeos que contam a história dos Poderes.
A segunda etapa é a viagem para Curitiba onde fazem um tour guiado pelas sedes dos Poderes, assistindo a sessões de julgamento cíveis e criminais no TJ, a sessões plenárias na Assembleia e para conhecerem o trabalho desenvolvido no Governo. Também faz parte da programação um curso sobre Processo Legislativo ministrado pelo diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. Ele participou do lançamento e diz que o Rolê Cívico vem para somar aos projetos e ações da Escola do Legislativo, como Parlamento Universitário, que têm o mesmo objetivo: aproximar o Legislativo da sociedade, em especial, dos jovens.
(Sonora)
O presidente do TJ, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, o 2º vice-presidente, desembargador José Laurindo de Souza Netto, o superintendente de inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski e Dylliardi Alessi, explicaram ao público que o projeto tem a função, além de aproximar os acadêmicos dos três Poderes com ações de cidadania, mudar a visão muitas vezes equivocada que a população tem das instituições. Xisto Pereira acredita que esse contato prático será fundamental para isso.
(Sonora)
O 2º vice-presidente do TJ, desembargador José Laurindo de Souza Netto, ressalta que o programa - que acaba de ser lançado - já tem fila de espera. Ele diz que as universidades podem se inscrever para participar e alunos de todos os cursos são bem-vindos. Para ele, a ideia é demonstrar, de forma lúdica, a importância das instituições para o estado.
(Sonora)
Henrique Domakoski contou que, foi por meio de um projeto semelhante, do qual participou quando era estudante, passou a ter interesse pela política. Uma experiência única para os universitários, na opinião dele.
(Sonora)
A coordenadora do curso, Valéria Martins de Oliveira, diz que é uma prática da Universidade mostrar aos alunos um pouco da realidade do Direito e despertar neles as suas vocações.
(sonora)