Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Solenidade marca o início das atividades do Rolê Cívico Paranaense

Podcast
Um rolê bem diferente ao que está acostumada a Thamirys Montane, aluna do décimo período do curso de Direito da Universidade Positivo de Londrina. Um Rolê Cívico com direito a assistir a sessões do Tribunal de Justiça (TJ/PR), da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e a uma visita ao Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado. Se ela está gostando da experiência? Mais do que isso.

(Sonora)

Thamirys participou, ao lado dos 47 colegas dos últimos anos do curso, do lançamento do projeto “Rolê Cívico Paranaense”, na manhã desta quinta-feira (6), na sede do Tribunal de Justiça (TJ/PR). Durante a solenidade foi apresentada uma série de vídeos sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para os universitários, que vieram acompanhados dos professores e coordenadores do curso. O projeto, que é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), por meio da Escola do Legislativo, o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado, tem o objetivo de fazer com que os jovens de todo o estado conheçam melhor a atuação dos Poderes e possam colaborar com a formação de um novo conceito sobre essas instituições públicas.

Ele acontece em duas etapas. Na primeira, as instituições de ensino superior que aderirem à proposta recebem material de apoio produzido pela Assembleia para trabalhar os temas em sala de aula, além de vídeos que contam a história dos Poderes.

A segunda etapa é a viagem para Curitiba onde fazem um tour guiado pelas sedes dos Poderes, assistindo a sessões de julgamento cíveis e criminais no TJ, a sessões plenárias na Assembleia e para conhecerem o trabalho desenvolvido no Governo.  Também faz parte da programação um curso sobre Processo Legislativo ministrado pelo diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. Ele participou do lançamento e diz que o Rolê Cívico vem para somar aos projetos e ações da Escola do Legislativo, como Parlamento Universitário, que têm o mesmo objetivo: aproximar o Legislativo da sociedade, em especial, dos jovens.

(Sonora)

O presidente do TJ, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, o 2º vice-presidente, desembargador José Laurindo de Souza Netto, o superintendente de inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski e Dylliardi Alessi, explicaram ao público que o projeto tem a função, além de aproximar os acadêmicos dos três Poderes com ações de cidadania, mudar a visão muitas vezes equivocada que a população tem das instituições. Xisto Pereira acredita que esse contato prático será fundamental para isso.

(Sonora)

O 2º vice-presidente do TJ, desembargador José Laurindo de Souza Netto, ressalta que o programa - que acaba de ser lançado - já tem fila de espera. Ele diz que as universidades podem se inscrever para participar e alunos de todos os cursos são bem-vindos. Para ele, a ideia é demonstrar, de forma lúdica, a importância das instituições para o estado.

(Sonora)

Henrique Domakoski contou que, foi por meio de um projeto semelhante, do qual participou quando era estudante, passou a ter interesse pela política. Uma experiência única para os universitários, na opinião dele.

(Sonora)

A coordenadora do curso, Valéria Martins de Oliveira, diz que é uma prática da Universidade mostrar aos alunos um pouco da realidade do Direito e despertar neles as suas vocações.

(sonora)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação