A higienização das mãos é atitude simples e eficaz que contribui na prevenção de doenças e combate a infecções. Organismos de saúde apontam como exemplo a possibilidade de se reduzir em até 40% a incidência de diarreia com a prática correta e frequente da lavagem das mãos. Para difundir a importância do tema na saúde coletiva, o deputado estadual Tercilio Turini (PPS) propõe a criação do “Dia Estadual da Higienização das Mãos”, a ser comemorado em 5 de maio.
O projeto de lei instituindo a data no Paraná tramita na Assembleia Legislativa e já seguiu para análise das comissões técnicas. “Sabemos que já existe do Dia Mundial da Higienização das Mãos e inclusive propusemos que seja na mesma data, para reforçar a divulgação do assunto e conscientizar as pessoas sobre a relevância do ato, principalmente para profissionais da saúde”, argumenta Turini.
Como médico, o deputado destaca que a Organização Mundial de Saúde (OMS) propaga a necessidade de atenção especial dos gestores públicos para incentivar a prática da higienização das mãos como um hábito do cidadão. “Queremos dar mais visibilidade ao assunto, para que seja discutido, comentado e fique gravado na mente de todos. Assim, pode passar a ser um ato corriqueiro no dia a dia das pessoas”, diz.
Turini sugere algumas ações para marcar o Dia Estadual da Higienização das Mãos, no mês de maio: trabalhos escolares focados no tema nas redes pública e privada de ensino, criação de um selo (símbolo oficial) para ser usado em materiais de divulgação dos órgãos de saúde, palestras para profissionais da rede de saúde e campanhas de prevenção e estímulo, entre outras iniciativas.