Assembleia lança versão digital da Revista do Legislativo Paranaense

16/08/2018 15:55 24/04/2024 06:02 Por Eduardo Santana
Revista do Legislativo Paranaense nº 2 / Foto: Arte: Vinícius Leme

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) lançará nesta sexta-feira (17) a versão digital do segundo número da Revista do Legislativo Paranaense, publicação com artigos científicos que analisam temas atuais relacionados a este Poder, apresentados durante o II Seminário da Escola do Legislativo, realizado em agosto de 2017, e promovido em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (PPGCP/UFPR). A edição impressa da revista deverá ser lançada na segunda quinzena de setembro.

Esta edição está hospedada e publicada na plataforma Open Journal System (OJS), um software de código aberto desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), para o gerenciamento e a publicação de revistas eletrônicas. O objetivo, segundo a editora-chefe da Revista, Roberta Picussa, é promover e melhorar o acesso às pesquisas apresentadas na publicação. Outra novidade do novo número da Revista do Legislativo Paranaense é a estreia de uma sessão destinada a contribuições de autores convidados. O convidado desta edição é o professor René Ariel Dotti, que abrilhanta a publicação com o artigo A Burocracia e o Tormento de Sísifo

Conteúdo Os trabalhos incluídos neste segundo número avaliam desde a crise de representação e de legitimidade pela qual passam as instituições políticas, até as decisões conflitantes do Supremo Tribunal Federal nos processos contra os governadores por crime comum, passando por temas como a atuação da mulher no Parlamento e a relação Executivo/Legislativo no âmbito estadual, entre outros.

Ao apresentar o novo número da revista – hoje a única no gênero a circular no Paraná – o diretor Legislativo da Assembleia e diretor também da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, agradece aos autores pelas excelentes contribuições apresentadas nos trabalhos componentes da revista, afirmando que elas podem aprimorar a compreensão acerca das instituições e relações políticas, em especial no que diz respeito ao Poder Legislativo

O coordenador do PPGCP/UFPR, professor-doutor Sérgio Soares Braga, parabenizou os organizadores da revista, declarando que ela é fundamental para uma maior divulgação dos trabalhos que são feitos sobre a política paranaense e sobre o Parlamento estadual. “Também é importante para um olhar mais analítico sobre a política estadual, pois muitas vezes os eventos passam sem que tenhamos oportunidade de refletir em profundidade sobre eles. Portanto, esse tipo de iniciativa deve ser prestigiado e deve ter continuidade. Afinal, nos melhores parlamentos do mundo também existem revistas, tais como a ‘Canadian Parliamentary Review’ e a ‘Parliamentary Affairs’, esta última do Parlamento inglês. A publicação regular de revistas tem enorme importância para uma maior institucionalização, visibilidade e aumento da qualidade dos trabalhos parlamentares em vários lugares do mundo e no Paraná não será diferente.”

A publicação foi produzida pela Escola do Legislativo com a colaboração da Diretoria de Comunicação e da Coordenadoria de T.I da Casa, e com apoio da Biblioteca da Universidade Federal do Paraná. O objetivo da iniciativa é ampliar o debate sobre o papel do Parlamento, conforme destaca um dos organizadores da revista, representante do PPGCP/UFPR, o doutorando Leonardo Caetano Rocha.

Submissões – As submissões de artigos para o terceiro número da revista já podem ser realizadas diretamente no site da revista. Para tanto, os autores devem fazer seu cadastro no site e observar o foco e escopo da publicação, a política de seção, bem como as diretrizes para autores. O terceiro número será lançado em 2019, seguindo a periodicidade anual da publicação.

A revista pode ser acessada gratuitamente por todos os interessados pelo link: http://revista.alep.pr.gov.br