Notícia

Capacitação

30/05/2019 16:30 24/04/2024 05:57 Por Vanderson Luiz
Curso de capacitação chega ao 10º município com resultados positivos


A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) marcou presença no curso de Capacitação para a Cidadania, iniciado nesta quinta-feira (30) na Câmara de Vereadores de Cascavel. É a décima cidade do Estado a receber o evento, organizado pela União das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), em parceria com a Alep, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público e Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).

O principal objetivo é levar aos legisladores, secretários municipais e prefeitos, informações técnicas e jurídicas que possam nortear seus trabalhos. É uma oportunidade para tirar dúvidas e conhecer o que as instituições podem fazer em favor dos municípios paranaenses.

É o caso da Assembleia Legislativa, que nesta edição de Cascavel, esteve representada pelo deputado Márcio Pacheco (PDT) e pelo diretor Legislativo, Dylliardi Alessi. O deputado, que teve a oportunidade de relembrar um pouco do período em que comandou a Câmara de Vereadores de Cascavel, destacou que o curso de capacitação tem "importância muito grande, porque a Assembleia Legislativa, tem entre outras atribuições, justamente esse papel de ajudar a conscientizar a população sobre o que é o trabalho de um parlamentar, de um legislador, seja de um vereador ou de um deputado. E ao mesmo tempo mostrar um pouco do que é os bastidores dos trabalhos na Assembleia Legislativa. Desmascarar algumas questões, alguns tabus que existem por desconhecimento da importância e da peculiaridade que tem o trabalho de um deputado. Esse trabalho leva a Assembleia para o meio do povo, porque eles não têm como estar lá dentro no dia-a-dia conhecendo. Então, quero parabenizar a Escola do Legislativo, que ajuda a esclarecer o trabalho tão importante que a Assembleia faz e que atende toda a população".

O diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, também segue o mesmo raciocino e reforça que é objetivo da Casa estar mais presente nas cidades, ajudando os legislativos em seus trabalhos técnicos e de contato com a população. "A Assembleia Legislativa, seguindo a determinação do nosso presidente Ademar Traiano (PSDB), quer a valorização do Poder Legislativo e começa pelas Câmaras de Vereadores. Por isso é muito importante que façamos um trabalho de valorização dos vereadores por meio de informações, levando conhecimento, e aproximando a Assembleia das Câmaras, porque sempre o trabalho em parceria com os legislativos municipais traz resultados positivos que refletem diretamente em benefício da população. Quanto mais qualificada a Câmara, melhor o retorno que dará para a sua cidade".

Democracia - Em sua mensagem aos vereadores, o deputado Márcio Pacheco pregou que o trabalho honesto e transparente é a chave para ajudar na conscientização da importância do Poder Legislativo. "O que seria o nosso país, do mundo, sem o Poder Legislativo, que é a pedra fundamental da Democracia? Sem o Poder Legislativo não existe Democracia. Existe o autoritarismo, existe prepotência, o entendimento de uma pessoa que decide o que é o melhor, mas que nem sempre é. O Poder Legislativo é o freio do Poder Executivo, além de ajudar a decidir o que é o melhor para todos, porque nós, deputados ou vereadores, somos os representantes diretos do povo. É importante a população ver que o Poder Legislativo não é apenas para dar gastos, mas sim para atender aos interesses da população, fazer bons projetos de lei e fiscalizar o Executivo, para que não aconteçam excessos".

Projetos - Os projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo e pela Diretoria de Comunicação da Alep também foram destacados na preleção do diretor Dylliardi Alessi. Eventos como o Parlamento Universitário e Geração Atitude, ganhadores de prêmios nacionais; Assembleia no Enem e Aplicativo Agora é Lei no Paraná, estão ao alcance de todos. "Queremos incentivar as Câmaras a terem a sua escola do legislativo, a realizarem projetos e capacitação de seus servidores, a exemplo do que fazemos na Assembleia. Nós podemos ajudar na montagem e também na realização de cursos. Nossa experiência na Alep é muito positiva e com custo praticamente zero para os cofres públicos. E um vereador ou um servidor melhor capacitado, o resultado reflete positivamente na população".


Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação