Notícia

Confira os eleitos para o Parlamento Universitário 2019

05/07/2019 12:19 17/04/2024 21:00 Por Vanderson Luiz
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná divulgou na manhã desta sexta-feira (05) a relação dos 54 deputados selecionados pelas instituições de ensino superior para a edição 2019 do Parlamento Universitário, que será realizado de 18 a 26 deste mês.

Universidade Positivo e Unicuritiba terão as duas maiores bancadas, com nove representantes cada, seguidas de perto pela bancada da Uninter, com sete deputados universitários.

“Conforme consta no regulamento, nós distribuímos as vagas considerando dois quesitos: número de inscritos e participação nos treinamentos e chegamos a esse coeficiente. As instituições de ensino superior ficaram responsáveis, cada um com suas regras, de escolher os seus representantes e hoje temos a felicidade de anunciar os nossos deputados universitários”, afirmou o diretor Legislativo da Alep e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

Este ano, o Parlamento Universitário estabeleceu recorde de 1.419 inscritos, de 12 instituições. As novidades são Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Estadual do Oeste do Paraná, que pela primeira vez participação das simulações do parlamento.

Programação – A posse dos deputados universitários ocorrerá na tarde do dia 18, mesmo dia em que ocorrerá a eleição da Mesa Executiva e do governador universitário. A sexta-feira, dia 19, está reservada para a definição das comissões permanentes e distribuição das proposições apresentadas pelos deputados.

Os participantes têm prazo até o dia 15 de julho para enviar no e-mail puprotocolo@gmail.com as suas propostas de projetos. “Este é um momento importante, porque durante a simulação serão apreciados somente os projetos encaminhados até o prazo estabelecido”, ressaltou Dylliardi.

As matérias serão apreciadas pelas diretorias Legislativa e de Assistência ao Plenário da Casa. “Os deputados universitários devem estar atentos à técnica legislativa, pois assim evitarão que suas propostas passem por correções ou até mesmo na recusa do projeto. Importante estar atento às atribuições do Poder Legislativo para que o seu projeto não incida em inconstitucionalidade. Por exemplo, algumas matérias, como cargos e salários, são atribuições exclusivas do chefe de cada poder”, lembrou o diretor de Assistência do Plenário da Alep, Juarez Villela Filho. “Fiquem atentos às necessidades gerais ou de sua região, observem atentamente se é uma atribuição do Legislativo Estadual e recordem o que foi passado no treinamento do Parlamento Universitário. De qualquer forma, estamos à disposição dos deputados em caso de dúvidas”.

O manual de técnica legislativa e o regimento interno estão disponíveis no site da Escola do Legislativo: www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislarivo/parlamento-universitario.

“O universitário que deseja concorrer ao cargo de governador universitário, é importante que tenha em mãos algumas proposições inerentes ao Executivo para que sejam colocados para apreciação em Plenário. Além disso, o escolhido analisará projetos aprovados na edição 2018 do Parlamento Universitário, cabendo a ele a sanção ou veto das matérias”, lembrou Roberta Picussa, coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo.

 

Confira os 54 eleitos

Bancada Universidade Positivo - Julia Quintana Dalledone, Ricardo Stein De Lara Palmeira, Felipe Pereira, Larissa Gabriela Vargas, Edson Luiz Quadros Dos Santos, Gabriel Vieira Rosa, Leon Castellano Camargo, Leonardo Maimoni e Rafael Francisco Secchi Pinto Ribeiro.

Bancada Unicuritiba - Juarez Calixto Junior, Lucas Vasco Garcia, Adriel Da Luz De Oliveira, Clara Regina Espindola, Vinicius Wolf Peralta, Luiz Henrique Antmann Nisio, Guilherme Lima Souza, Matheus Felipe Iarrocheski  Falasco e Hugo Takeshi  Omori Shimada

Bancada Uninter - Leonardo Marcondes das Dores, Luiz Antônio Polli, Felipe Alves Turesco, Mário Henrique Anunciação Lemos, Jorge Luiz Marques Schlichting, Willian Pedroso Rocha e Alison Sczepanski.

Bancada Universidade Estadual de Londrina - Pamella Picolli de Lima, Mohamad Walyd Nabil Geha, Amanda Caroline Bezerra de Melo, João Victor Guzzi Martiniano e Maria Catarina Cavalcanti Fracazzo.

Bancada PUC-PR - Wellington Gabriel Costa Marques, Eva Gislaine Barbosa, Fernanda Adriane de Carvalho Perusollo e William Antônio Costa Grande.

Bancada Universidade Federal do Paraná - Wesley Alves Bergonzine, Rubens Novicki Neto, Lúcia Moliani Braga e Leandra Leysa Lucas.

Bancada Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Carolaine Souza Santos, Luiz Roberto Pereira, Renan Marques e Caroline Maronez.

Bancada Unibrasil – Brennda Bryksaag, Stephany Patrício da Silva, Eduardo José Nascimento e Fernanda Fiori Barvick.

Bancada Estácio – Tiago Alves, Beatriz Demetrio Brelaz e Shirley Pereira dos Santos.

Bancada Faculdades Santa Cruz - Carolina Alves Costa Teixeira e Alexandre Cardoso.

Bancada Universidade Estadual de Ponta Grossa - Isadora Henneberg Reis e Matheus Fernandes 

Bancada Opet – Thayni Vitória.

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação