Notícia

Deputados-estudantes tomam posse e elegem Mesa Executiva do Parlamento Universitário

30/10/2018 13:33 27/03/2024 11:16 Por Rodrigo Rossi
Mesa executiva que venceu as eleições. / Foto: Sandro Nascimento/ALEP

Mesa executiva que venceu as eleições. / Foto: Sandro Nascimento/ALEP

Os deputados-estudantes que participam do Parlamento Universitário 2018 foram empossados na manhã desta terça-feira (30), em sessão especial no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Eles prestaram compromisso legal e, em seguida, fizeram a escolha dos ocupantes dos cargos de comando da Mesa Executiva e também elegeram o governador universitário.

Na abertura da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa e idealizador do programa Parlamento Universitário, deputado Ademar Traiano (PSDB), fez questão de ressaltar a importância da participação dos estudantes no cotidiano do Poder Legislativo, destacando especialmente a riqueza da experiência na simulação dos trabalhos dos deputados estaduais por vários dias. “Queria dar as boas-vindas aos deputados e deputadas que participam deste Parlamento Universitário. Uma inciativa pioneira no Paraná e no Brasil, premiada nacionalmente, como um dos melhores projetos de inciativa parlamentar, e que nos orgulhamos de poder novamente promover”.

Traiano reafirmou o compromisso que assumiu, ainda em 2015, de abrir o Poder Legislativo para a população, aproximando a sociedade dos deputados estaduais, inclusive com iniciativas permanentes e parcerias com os estudantes e demais órgãos públicos. “Dando oportunidade aos nossos jovens para estarem aqui constantemente, abrimos as portas da Assembleia, não apenas para as universidades, mas aqui transitaram e transitam diariamente inúmeros alunos das escolas do Paraná”.

A mesa de abertura dos trabalhos foi ainda composta pelo defensor público-geral Eduardo Pião Ortiz Abrãao; pelo diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi; pelo diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho; pela diretora de Comunicação, Katia Chagas; e pelo procurador-geral da Alep, Luiz Fernando Feltran.

Na opinião do defensor público-geral, o Parlamento Universitário é uma referência e simboliza o efetivo exercício democrático e de formação de cidadãos mais conscientes, resultado de uma gestão participativa da atual direção do Legislativo estadual. “É uma honra compor a mesa de abertura do Parlamento Universitário. Além de defensor, sou professor universitário. E sempre gostei dessa relação com estudantes. Posso dizer que tudo que vi nestes quatro anos, como este projeto, que já é merecidamente reconhecido e premiado nacionalmente, contribui para o exercício da cidadania e o aperfeiçoamento da democracia. A Assembleia sempre foi guiada pelo diálogo neste período e isso se deve muito à sua mesa diretora. Fico feliz em poder aqui comparecer”, reconheceu Abraão.

Eleição da Mesa A chapa “Aliança pelo Paraná” venceu a disputa para o comando diretivo do Parlamento Universitário, com 34 votos, composta pelos alunos Lindemberg Almeida Junior (presidente), Lucas Nekel da Silva (1º vice-presidente), Caroline Reva (2ª vice-presidente), Julia Yaegashi (1ª secretária), Victor Gabriel (2º secretário) e Gabriel Bremgartner (3º secretário).

Já a segunda chapa no pleito, formada por Camila de Moraes Gonda (presidente), Lucas Vieira (1º vice-presidente), Willian Costa (2º vice-presidente), Cassio Bozza (1º secretário), Lucas Romano (2º secretário) e Gabriel Garcia (3º secretário), obteve 15 votos.

O presidente eleito reafirmou a importância do Poder Legislativo, lembrando que as leis precisam de efetividade para atender às demandas da população e que, durante o período no comando do Parlamento Universitário, pretende fazer um trabalho plural. “É preciso discutir, ser transparente e interagir. Independentemente do grau de divergência. Deve prevalecer a seriedade e uma régua justa nas tomadas de decisão. Trabalhar em equipe. Estou aqui para servir a sociedade. E como presidente, tenho a missão também de servir aos meus nobres colegas. Que a nossa mão seja uma extensão na vida das pessoas”, afirmou Lindemberg Almeida.

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação