Notícia

Estudantes e profissionais destacam qualidade das palestras no Ciclo de Debates de Direito Eleitoral

20/06/2018 17:03 18/04/2024 16:50 Por Rodrigo Rossi
Marcos Maia. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Marcos Maia. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

As possibilidades de atualização na legislação eleitoral e nos procedimentos que terão que ser observados no pleito eleitoral que se aproxima, com abordagem de temas como a prestação de contas dos candidatos e dos partidos políticos, motivou a participação de servidores públicos, profissionais do Direito e estudantes no Ciclo de Debates de Direito Eleitoral promovido pela Escola do Legislativo e pela Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR, nesta quarta-feira (20), no Plenarinho do Legislativo estadual. O evento foi aberto com uma palestra da advogada Carla Karpstein, prosseguindo no período da tarde com exposição de Paulo Manuel Valério.

O advogado Marcos Maia, que tomou conhecimento das palestras por recomendação de colegas, ressaltou a importância dos temas e a qualificação dos palestrantes. “É de suma importância o evento, e falo como operador do Direito e também como membro da sociedade, porque estou aprendendo muita coisa, principalmente com as recentes mudanças que ocorreram na legislação. Até para que todos que participam da eleição, sejam candidatos ou profissionais, não acabem surpreendidos. A Assembleia Legislativa e a OAB estão de parabéns”.

As dúvidas sobre as proibições, os limites de gastos e a forma de prestação de informações aos órgãos competentes da Justiça Eleitoral foram algumas das explicações importantes feitas ao advogado e contador João Guerreiro. “Estou participando com muita satisfação deste ciclo, especialmente sobre a questão dos gastos eleitorais, que muitas vezes acabam sendo um problema para o candidato, que não tem condições de saber todos os detalhes sobre as despesas. Tem sido bem elucidativo”.

Conhecimento – Aprofundar o conhecimento além daquilo que é ensinado na faculdade, com profissionais especializados em aspectos diversos do Direito Eleitoral, também motivou a participação da estudante Mylena Motta Dawidowicz. Ela, que está no 3º período de Direito da Unibrasil, parabenizou a iniciativa da Escola do Legislativo. “Já participei das outras palestras e tem sido enriquecedor, porque certamente na faculdade não teríamos tanto destaque para o tema, ainda mais sendo um evento totalmente gratuito e com pessoas renomadas do Direito Eleitoral, com acesso aberto pela Assembleia e pela Escola do Legislativo”.

No último período do curso de Direito na Unicuritiba, o estudante Rafael Cardoso, que também trabalha na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, afirmou que as oportunidades oferecidas pela Escola do Legislativo, em parceria com a OAB, permitem a qualificação dos servidores e a atualização profissional. “O Direito Eleitoral passou por muitas mudanças e é fundamental esta discussão sobre o que pode e o que não pode nas eleições. Como formando em Direito, posso dizer que as palestras são muito qualificadas e vão auxiliar muito os profissionais e os interessados na área”.

João Guerreiro / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

João Guerreiro / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Milena Motta Dawidowicz. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Milena Motta Dawidowicz. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Rafael Cardoso / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Rafael Cardoso / Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação