Notícia

Participantes elogiam Painel como oportunidade para divulgação das novas normas eleitorais

24/02/2016 17:31 18/04/2024 07:21 Por Sandra C. Pacheco
O deputado Marcio Pacheco (PPL), que participou do Painel sobre reforma eleitoral promovido pela Escola do Legislativo, nesta quarta-feira (24), afirmou que a Assembleia cumpriu com esta iniciativa o papel de prestar um serviço importante à sociedade paranaense: “Tivemos explanações brilhantes de todos os palestrantes, que abordaram com muita clareza as dúvidas em relação à última reforma eleitoral. Com certeza o Paraná se alegra e vê com bons olhos a Assembleia quando ela promove esse tipo de iniciativa”, comemorou.

Para o diretor administrativo do BRDE, ex-governador e ex-presidente da ALEP, Orlando Pessuti (PMDB), “tudo o que foi abordado é de uma importância fundamental, por isso cumprimento o presidente Ademar Traiano (PSDB) por estar levando adiante esse tipo de debate na Assembleia Legislativa do Paraná, abrindo espaço para discutir normas, regras e a legislação eleitoral. Temos muitas coisas que agora podemos fazer e outras tantas que não podemos. É importante que isso seja levado ao conhecimento da população”.

E completou: “Vejo a Assembleia como a verdadeira Casa do povo, se abrindo para o povo que pretender ser candidato e para o povo que vai exercer o direito de votar, pois ao abrir a possibilidade do debate sobre reforma política e eleitoral você permite que todos conheçam melhor o processo que já está em andamento”.

Claudio Eberhard, prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, destacou a importância do evento para prefeitos, vereadores, assessores políticos e jurídicos que precisam estar informados sobre todas as mudanças da legislação: “É inédito a Assembleia abrir esse tipo de espaço para que todos tenham conhecimento sobre o que pode e o que não pode na campanha eleitoral. Sugiro também um outro tema de discussão: o uso das redes sociais na eleição, um assunto que ainda gera muitas dúvidas” completou.

Elogiando a iniciativa da Escola do Legislativo, o deputado Evandro Araújo (PSC) lembrou que “o período eleitoral está se aproximando e muitas pessoas, inclusive pré-candidatos, não têm clareza das mudanças que ocorreram na última reforma eleitoral. Esta será uma eleição diferente, na qual a Justiça Eleitoral terá muito trabalho pela quantidade de situações diferentes que com certeza acontecerão”.

Representante do Movimento Pró-Paraná no evento, o advogado Cleverson Marinho Teixeira disse que “o aprimoramento da cidadania, o conhecimento da cidadania são fundamentais para o exercício da democracia. Para que possamos, através do sistema democrático, melhorar tudo no País, no Estado, nas cidades e na vida de todos”.

O ex-prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adir Gonçalves Pereira, observou que as eleições estão próximas “ e temos vários companheiros que são pré-candidatos e querem lançar seus nomes. Temos que ficar a par da legislação para orientá-los. A gente pode e deve se atualizar. O encontro foi de muita valia para isso”.