Notícia

Projeto Parlamento Universitário tem nova data e acontecerá entre os dias 25 e 29 de julho

12/07/2016 19:39 18/04/2024 05:51 Por Kharina Guimarães
Assim como aconteceu com o calendário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a programação do Projeto Parlamento Universitário também sofreu os impactos do adiamento da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). As atividades simuladas programadas para os 54 “deputados estudantes”, todos eles acadêmicos de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), têm nova data, e acontecerão de 25 a 29 de julho.  

A previsão inicial era de que a formação de lideranças e blocos partidários, reuniões de comissões e sessões plenárias fictícias acontecessem entre os dias 18 e 22 de julho, a primeira semana do recesso parlamentar da Assembleia. No entanto, sem a votação da LDO o recesso foi suspenso. “Como a Constituição Estadual não permite que a nossa Assembleia entre em recesso sem a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, na semana que vem, do dia 18 ao dia 22, nós teremos sessões plenárias. Então seria impossível a gente fazer o Parlamento Universitário. Na semana seguinte, que seria a segunda semana do recesso, nós temos mais prazo para planejar as ações. Então adiamos”, explica Dylliardi Alessi, diretor da Escola do Legislativo da Assembleia.

Com as alterações, a “posse” dos deputados universitários acontecerá no dia 25 de julho, às 14h30, no Plenário da Casa. As atividades do Parlamento Universitário seguem até o dia 29 de julho. “Os deputados universitários já apresentaram 37 projetos de lei que serão debatidos aqui na Assembleia. Alguns deles são polêmicos e devem render discussões muito interessantes. Quem quiser assistir está convidado. As galerias estarão abertas para toda a comunidade”.

O Projeto Parlamento Universitário é uma parceria da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná com o Partido Democrático Universitário da Universidade Federal do Paraná. Acadêmicos do curso de Direito terão a oportunidade de participar da simulação das atividades de um parlamentar, desde a composição de blocos, eleição da Mesa Executiva, apresentação e votação de projetos. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação