Última etapa do Projeto Eleições Limpas acontece em Curitiba na sexta-feira (8)

06/07/2016 14:10 25/04/2024 08:15 Por Kharina Guimarães
O ciclo de palestras do Projeto Eleições Limpas chega à Curitiba nesta sexta-feira (08) para a última etapa. A série de eventos, que passou pelas principais regiões do estado, é uma parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná e a Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Em pauta está a Reforma Eleitoral 2015, que terá efeitos em um processo eleitoral pela primeira vez.

Entre os principais assuntos tratados estão registro de candidaturas, propaganda eleitoral, financiamento de campanha, prestação de contas e as condutas vedadas pelas novas regras. “A proposta é fazer uma capacitação sobre o processo eleitoral, em especial para os novos candidatos. Sabemos dos custos operacionais de uma consultoria especializada e, por isso, nos propusemos a esclarecer esses temas. Estamos colhendo resultados muito positivos em todas as regiões. Temos percebido que nosso público tem saído qualificado para o embate político, que será diferente este ano”, avalia Flávio Pansieri, presidente do Conselho Fundador da ABDConst e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O projeto já passou por Umuarama, Londrina, Cascavel e Francisco Beltrão, com resultados positivos e grande satisfação dos participantes. “Os candidatos e participantes dos eventos do interior ficaram muito satisfeitos. Essa é a primeira eleição que vai se aplicar as novas normas, então percebemos que houve uma participação muito grande, intensa e muita interação com os palestrantes. Isso nos mostra que a parceria foi de grande sucesso”, ressalta Dylliardi Alessi, diretor da Escola do Legislativo.

Além da palestra com Flávio Pansieri, esta etapa contará com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; do desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; e dos juízes eleitorais do TRE-PR, Paulo Afonso da Motta Ribeiro e Jean Carlo Leeck.

As inscrições gratuitas para o evento podem ser feitas pelo site da Assembleia Legislativa: basta clicar no banner da Escola do Legislativo. O formulário também está disponível na página da ABDConst. As palestras acontecem no Plenário da Assembleia, a partir das 13h30.

Proximidade – A parceria que resultou no Projeto Eleições Limpas faz parte das diretrizes adotadas pela presidência da Assembleia Legislativa do Paraná de aproximar os cidadãos do Parlamento. “A nossa ideia e do presidente Traiano é de que a Escola do Legislativo abra as portas para que as pessoas venham até a Assembleia e possam participar de eventos gratuitos e de extrema relevância. É muito bom conseguir um evento desses em parceria com a Academia Brasileira de Direito Constitucional, que dispensa comentários com relação a sua qualidade e relevância no aspecto jurídico do Brasil. Nos enche de orgulho”, enaltece Dylliardi.