Fundamentos de Desenho e Avaliação de Políticas Públicas

Carga Horária: 16 horas

Local: Auditório Legislativo da Alep e Zoom

MAIS INFORMAÇÕES

Nos dias 29 de abril, 6, 13 e 20 de maio, sempre das 9h30 às 12h30, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná recebem o professor Marco Cavalieri para um curso bem completo sobre  Fundamentos de Desenho e  Avaliação de Políticas Públicas. É o primeiro, de uma série de eventos, que fazem parte do convênio celebrado entre Alep e Universidade Federal do Paraná, para implantação do Laboratório de Práticas Legislativas.

O curriculo do professor Marco é daqueles de admirar: Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Economia (2008) pelo Cedeplar/UFMG. Foi economista concursado para cargo efetivo do Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professor associado I do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná. Leciona nas graduações de Ciências Econômicas e Administração Pública, na Pós-Graduação em Ciência Política, na Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e no Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná. É o atual Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal do Paraná.

Um lembrete muito importante é que, para ter acesso ao certificado de participação, é necessário participar de no mínimo 70% do curso, mediante assinatura da chamada.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO É A SEGUINTE:

29/04: O ciclo das políticas públicas e suas fases

A agenda: uma introdução. Ideias fundamentais de desenho de políticas: planejamento; transplante e transferência; problemas de desenho; uso de técnicas comportamentais em políticas públicas.

06/05: O ciclo das políticas públicas

Fase de Implementação da política pública e sua importância;

13/05: O ciclo das políticas públicas

Fase de Avaliação de políticas: importância capital; avaliação de insumos, produtos, processos e impactos;

20/05: O ciclo das políticas públicas

Fase de Avaliação. Técnicas modernas de avaliação de impacto; exemplos de resultados.