Curso

Seminário de Políticas em Defesa da Mulher

Palestrante: VÁRIOS

Data: 25/11/2019

Horário: 09:00

Carga Horária: 3 horas

Local: Plenarinho da Alep

 

MAIS INFORMAÇÕES

25 de novembro, às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.

Iniciativa: da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

Objetivo: Sensibilizar a sociedade e os agentes públicos para o tema, em razão do “Dia Internacional para a eliminação da violência contra a mulher”.

Programação:

9h – Abertura de Boas Vindas com as autoridades (composição mesa);

9h30 – PALESTRA - VICE-PROCURADORA-CHEFE DA PRT9 PARANÁ, DOUTURA CRISTIANE MARIA SBALQUEIRO LOPES – “A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE DE TRABALHO”

Mestre e Doutora pela Universidad Pablo de Olavide de Sevilla. Procuradora do Ministério Público do Trabalho e professora da Escola Superior do MPU. Coordenadora nacional do Grupo de Trabalho sobre Migrações, do Ministério Público do Trabalho. Áreas de interesse: relações de trabalho, direitos humanos, combate à discriminação e política de migrações.

10h – PALESTRA - PRESIDENTE DA IX ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO TRABALHO, JUÍZA CAMILA GABRIELA GREBER CALDAS - “PERSPECTIVAS SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E AS RELAÇÕES DE TRABALHO”.

Natural de Curitiba (PR), a juíza Camila Gabriela Greber Caldas é bacharel em Direito laureada pela Universidade Federal do Paraná, em 2005, e pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 2008. Servidora concursada do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, de abril de 2005 a setembro de 2009, ingressou na carreira da Magistratura em 25 de setembro de 2009, após aprovação no XXII Concurso Público do TRT do Paraná. Atualmente, é presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região – Amatra IX e integrante do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público.

10h30 - PALESTRA - PROCURADORA DE JUSTIÇA DRA. SAMIA SAAD GALLOTTI BONAVIDES - "POR UMA AGENDA DE POLÍTICAS PARA IGUALDADE DE GÊNERO: ATENÇÃO PLENA AOS DIREITOS DAS MULHERES VISANDO UMA SOCIEDADE MAIS INCLUSIVA"

Possui graduação em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (1978) e Mestrado Em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Paraná (2003), local onde agora matriculada no Programa de Doutorado. Atualmente é professora auxiliar na Universidade Estadual do Norte do Paraná, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Bacharelado em Direito, nas disciplinas Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil I.

11h - PALESTRA - DESEMBARGADORA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ E COORDENADORA DO CEVID, DRA. LENICE BODSTEIN - “O PAPEL DA MULHER NA POLÍTICA”

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou na magistratura em 1986 como juíza substituta da comarca de Wenceslau Braz, e nas comarcas de Ibaiti, Tomazina e Siqueira Campos. Em 2011, foi promovida a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. Especialista em Direito de Família pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Direito Constitucional pela Escola da Magistratura do Paraná. Sócia fundadora e presidente seccional do Instituto de Direito de Família (IBDFAM) – Paraná.

11h30m - PALESTRA - DEFENSOR PÚBLICO GERAL DO ESTADO, DR. EDUARDO ABRAÃO, SOBRE “O PAPEL DA DEFENSORIA PÚBLICA NO ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA”.

Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuou na área criminalista até 2013, quando foi empossado Defensor Público do Estado Paraná. Em 2017 foi eleito Defensor Público Geral, o primeiro servidor de carreira a assumir a Defensoria Pública-Geral. Na Defensoria atuou nas áreas de execução penal, da família, da infância e juventude e no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na Casa da Mulher.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação