
Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (29), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná, a 13ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que ocorre dias 02 e 03 de agosto. Proposto pelo deputado estadual Ney Leprevost (União), o lançamento visa divulgar o evento e destacar a importância da valorização cultural e turística da região central da capital.
“Vi de perto como o festival é bem estruturado. Ele atrai famílias e é realizado em regiões que muitas vezes enfrentam problemas de segurança. O evento leva luz, cultura, gastronomia e artesanato para esses espaços, contribuindo diretamente para a revitalização do centro da cidade”, afirmou o deputado.
O evento é organizado pela Rede Empresarial do Centro Histórico e faz parte do Inverno Curitiba 2025, programação da Prefeitura de Curitiba em parceria com instituições da capital, e acontece na Praça João Cândido, cartões-postais, Palácio Belvedere e Ruínas de São Francisco.
Para o deputado, Curitiba tem potencial para se consolidar como a capital nacional do inverno e o frio curitibano deve ser visto como oportunidade para fomentar o turismo e gerar emprego e renda. “Curitiba é vocacionada para ter um grande festival de inverno. Temos uma gastronomia de excelente qualidade, bares e restaurantes bem avaliados, além de uma agenda cultural intensa com shows, festas religiosas e atividades nos parques, principalmente nos meses de julho e agosto”, comentou.
“Esse turista vai gastar nos hotéis, nos restaurantes, nas lojas, vai gerar demanda para taxistas, motoristas de aplicativo e trabalhadores do comércio. Transformar o frio em turismo e o turismo em renda é um caminho natural para Curitiba”, concluiu.
Fortalecimento
“Para nós é uma grande honra estar aqui. O poder público e a iniciativa privada precisam caminhar juntos para que eventos como esse aconteçam e se fortaleçam cada vez mais”, afirmou a presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico, Maria Lopes Bonamigo. O festival busca atrair não apenas turistas, mas especialmente os curitibanos e moradores da região metropolitana que, muitas vezes, deixam de frequentar a área central.
“A Rede Empresarial nasceu com o propósito de reconectar a população com o Centro Histórico, que é um dos espaços mais lindos e bem preservados que temos em Curitiba”, disse, ao observar que a edição deste ano terá uma ampla variedade gastronômica, além de uma programação voltada para toda a família, com destaque para atrações destinadas às crianças e espaço pet friendly.
O objetivo do Festival, explica o diretor da Rede Empresarial, Jorge Tonatto, é atrair turistas, curitibanos e também empresários interessados em investir na região. “E a ideia de lançar o Festival de Inverno na Casa de Leis visa ressaltar o potencial do Centro Histórico como um polo cultural, turístico e de negócios”, afirmou.
Rede Empresarial
Também participaram do evento o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – seccional Paraná (Abrasel/PR), Luiz Fernando Menuci; o diretor executivo da entidade, Luciano Bartolomeu; Jucilei e Gustavo do grupo Folclore Original Einigkeit Tanzgroupe e empresários da Rede. Criada em 2012, a Rede Empresarial do Centro Histórico reúne hoje 12 estabelecimentos do Centro e do São Francisco. E, além do Festival de Inverno, a entidade promove em outubro o Centro Histórico Divertido, programação especial para crianças, com espetáculos, oficinas criativas, contação de história, brincadeiras e outras atividades lúdicas no Memorial de Curitiba, estabelecimentos que integram a Rede e por todo o calçadão do Largo da Ordem.
"LANÇAMENTO DO FESTIVAL DE INVERNO DO CENTRO HISTÓRICO DE CURITIBA"
Carregando fotos...