Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia promove reflexão sobre a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

“Incluir e dar autonomia sempre será motivo de luta para os deficientes e seus familiares”, afirmou a professora Elizabete de Oliveira Carnaval, assessora pedagógica da Federação das Apaes do Paraná (Feapaes-PR), ao falar nesta terça-feira (25) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, sobre a Semana Nacional e Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece até o dia 28 de agosto.

Durante a semana, cujo tema é “Inclusão se conquista com autonomia”, as mais de trezentas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Paraná estão desenvolvendo uma série de atividades. “Queremos divulgar o trabalho que oferecemos e debater com a sociedade a importância da participação de todos nesta luta, aproximando os assistidos do ambiente comum a todos”, comentou. As Apaes paranaenses atendem aproximadamente 40 mil pessoas, oferecendo assistência nas áreas de educação, saúde e direitos civis, entre outras. Elizabete sinalizou ainda que ser incluído não significa apenas frequentar a escola. “É ter as oportunidades e as condições para exercitar sua condição de cidadão”.

Propostas – O deputado Professor Lemos, líder da bancada do PT, que convidou a Feapaes para participar da sessão, lembrou que no estado existe uma lei (de sua autoria) estipulando que um período do mês de agosto seja dedicado à reflexão sobre as políticas e ações voltadas aos deficientes. “Precisamos permanecer atentos às demandas dos deficientes, prestando todo o nosso apoio a eles e a seus familiares”, observou. Durante a semana, que foi aberta no último dia 21, estão sendo oferecidas por inúmeras entidades atividades que incluem oficinas, mostras e debates nos quais a inclusão social da pessoa com deficiência está sendo avaliada.

A semana nacional é organizada pela Federação Nacional das APAES. De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de brasileiros declararam ter alguma deficiência.

 *Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação