
As sessões plenárias são as principais atividades da Assembleia Legislativa do Paraná, onde são votados todos os projetos de lei aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelas demais comissões permanentes. Os debates acontecem nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), e mais de 100 proposições devem ser analisadas pelos deputados universitários.
O presidente do Parlamento Universitário (PU), Gustavo Sezerban (UP), diz estar preocupado com o prazo apertado das sessões. “É triste que tenhamos um problema com as votações em relação à quantidade de projetos. Para conseguirmos, com a questão do tempo, encaixar todo mundo, vamos ser obrigados a votar em blocos. Então, vamos correr contra o tempo para conseguir dar conta.”
A atividade também desperta ansiedade nos participantes da 6ª edição do Parlamento Universitário. “As expectativas estão altas, visto que, nos últimos dias, estamos tendo debates acalorados nas comissões. Está todo mundo bem ansioso e eu estou com uma expectativa positiva, já que alguns projetos meus foram aprovados, então espero que ocorra tudo bem durante todas as sessões”, comentou a governadora Victória Bentes (INSPIRAR).
A nova líder do Governo, Roberta Colácio (UEL), assumiu oficialmente o posto na tarde desta quarta-feira e vê nas sessões a oportunidade para discussões saudáveis em prol da sociedade. “Espero que as ideias de todos sejam transparecidas, que haja uma discussão saudável dos projetos e que todos nós saiamos daqui enriquecidos pelo debate. É ouvindo o outro lado que vamos crescer como seres humanos. Eu estou com grandes expectativas, acredito que vai ser um momento muito importante, principalmente na quinta-feira (24), que será a primeira sessão plenária.”
O líder da Oposição, Leonardo Santos (UNINTER), espera que as votações plenárias sejam palco de união para os deputados universitários. “A partir de agora, esperamos que os blocos se atraiam por seus apelos morais, já que os estudantes passaram meses pensando nos seus projetos. Nós temos grupos que pensam na parte financeira, na social, na ambiental, por isso esperamos que, dentro do Plenário, possamos compor com mais facilidade do que tivemos no início dos trabalhos.”
* Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Millena Do Prado Lechtchechen
Supervisão: Thaís Faccio
Edição: Eduardo Santana
PARLAMENTO UNIVERSITÁRIO - REUNIÃO DAS COMISSÕES - MANHÃ
Carregando fotos...