Paranaenses que lutam pela causa animal recebem homenagem da Assembleia Legislativa Solenidade reconheceu o trabalho de ONGs e personalidades que atuam no combate ao abandono e ao maus-tratos de cães e gatos.

11/04/2024 20h26 | por Nádia Fontana
Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira (11).

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira (11).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira (11).

“As pessoas deveriam se colocar no lugar do animal abandonado. É muito triste”, afirmou a fotógrafa Mayara Morais, uma das homenageadas na solenidade, que aconteceu na noite desta quinta-feira (11), e lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, sensibilizando os presentes. A sessão especial, promovida pelo deputado Samuel Dantas (Solidariedade), teve o objetivo de reconhecer publicamente o trabalho de paranaenses que atuam, incansavelmente, no combate ao abandono e ao maus-tratos aos animais.

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Para Mayara e os demais protetores, há necessidade de orientação e conscientização sobre guarda responsável. Ela é do Instituto Acolha Bicho, atua em Colombo e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e diariamente recebe dezenas de pedidos de ajuda. “São entre 10 a 20 pedidos de resgates de animais abandonados, muitos em péssimas condições de saúde, e vítimas de maus-tratos”, contou.

A luta contra a crueldade e a desumanidade envolvidas no ato de abandono é, igualmente, uma bandeira do protetor independente Rafael Dantas, que desenvolve o trabalho em Araucária, também RMC, e falou em nomes dos homenageados. Ele contou que foi criada no município uma rede de proteção, que funciona com doações de vários setores, e conta com a ajuda de voluntários, especialmente de médicos veterinários: “Semanalmente, recebemos denúncias de 20 a 30 animais abandonados nos bairros da cidade”. “Essa rede se mobiliza, faz os primeiros atendimentos, as vacinas, a castração e coloca o microchip de identificação. Posteriormente, o bichinho vai para lares temporários e para a adoção. Temos ainda um ônibus que faz o atendimento de animais nos bairros, especialmente daqueles de tutores carentes, sempre com o foco na saúde”, explicou Rafael Dantas.

Trabalho que move, igualmente, os demais voluntários presentes na cerimônia, representando centenas de entidades. “Muitos ficam em lares temporários até a adoção. Quando identificamos quem cometeu o crime de abandono fazemos a denúncia na delegacia especializada”, informou Mayara. Abandonar animais em logradouros públicos é crime e pode ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes. De acordo com os protetores, entre os principais motivos do abandono, identificados por pesquisadores, estão: a rejeição à fêmea com cria de filhotes ou àqueles que ficam velhos ou doentes; proprietários que viajam ou mudam de residência e deixam seu pet para trás; cão que cresce e fica com porte muito grande ou torna-se barulhento (latidos) ou fica feroz; dificuldade de convívio pela presença de crianças no lar; alergia a pelos.

Guardiões da causa

“É um reconhecimento ao valioso compromisso de vocês com os animais, ato que inspira outros a se engajarem nessa nobre missão”, declarou o deputado Samuel Dantas (Solidariedade), ao abrir a sessão solene intitulada “Protetores dos Animais – Homenagem aos Guardiões da Causa”.  Em seu pronunciamento, o parlamentar sublinhou a grande importância das instituições que atuam em todo o estado, bem como, daqueles que, individualmente, agem para promover o bem-estar e segurança dos animais. Segundo ele, as contribuições desses protetores são significativas para essa nobre causa: “Tudo o que fazemos é por amor a essa causa”, frisou.

As vereadoras Leni de Oliveira e Neuza Costa Souza, do município de Assaí, participaram do evento, e elogiaram a iniciativa do parlamentar. “O deputado é filho de Assaí e nos honra com suas ações. É muito emocionante ver esse Plenário lotado de pessoas que fazem um trabalho tão importante”, disse Leni. A veterinária Aline Clamerick, responsável técnica pelo Hemolife Banco de Sangue, uma das homenageadas, também enalteceu a importância da solenidade e do reconhecimento aqueles envolvidos com essa causa. O Hemolife, banco de sangue exclusivo para os amigos bicho, trabalha com um time de doadores que carinhosamente chamam de heróis, e são os responsáveis por salvar muitas vidas.

Hospitais veterinários

Num momento marcante da cerimônia, quando falou do seu empenho na busca do bem-estar dos animais e para apoiar os protetores, o deputado Samuel Dantas, que exerce seu primeiro mandato na Assembleia, lembrou da importância da implementação de hospitais veterinários. O tema é tratado num projeto de lei (297/2023), de sua autoria, em discussão nas Comissões Permanentes. A proposta tem a finalidade de “estabelecer diretrizes para implantação de hospitais públicos veterinários e postos de saúde para atendimento de animais no âmbito estadual”. “No estado, o que vemos diariamente nas ruas é um descaso com a vida animal, onde milhares de animais estão sujeitos ao abandono por parte do Poder Público. Considerando as dificuldades socioeconômicas da população, é necessário que o Poder Público estabeleça um amplo sistema público de atendimento à saúde e bem estar-animal, de forma a estancar o sofrimento de milhares de animais e confortar a população paranaense carente de assistência médica veterinária para seus animais de estimação”, argumenta, na justificativa da proposta, o deputado, que é integrante da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais do Legislativo Estadual.

O cuidado com os animais é um assunto sempre em pauta na Assembleia. Diversas iniciativas já viraram leis estaduais. Uma delas é a que obriga pet shops, clínicas e hospitais veterinários a comunicar qualquer indício de maus-tratos animais à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Outra lei relacionada à pet shops, é a que permite que o tutor assista o banho do animal, de forma presencial ou online. Os estabelecimentos devem ter um espaço visível a qualquer pessoa. A criação de animais para extração de pele é proibida, desde 2016 e quanto a testes e experimentos em animais, no Paraná é proibido o uso de animais para testes de cosméticos, higiene pessoal, perfumes e derivados. A Assembleia instituiu também a primeira semana do mês de dezembro, como a Semana Paranaense de Conscientização contra o Abandono de Animais.

Receberam diplomas de menção honrosa cerca de 250 pessoas, entre elas, representantes da Polícia Militar do Paraná (PMPR), da Guarda Municipal de Araucária, de associações, Organizações Não Governamentais (ONGs), profissionais de vários segmentos, de clínicas e protetores independentes, que têm demonstrado um compromisso excepcional, dedicação incansável na proteção e defesa dos animais. Participaram da sessão solene o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR), Adolfo Yoshiaki Sasaki; o superintendente Marcos Cesar dos Santos, da Delegacia de proteção ao Meio Ambiente, que representou o delegado Guilherme Luiz Dias; o Tenente Coronel Plácido, da Polícia Ambiental; o analista ambiental Lincoln Schwarzbach, da superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama – Paraná); e Renata Bicudo, do Conselho Regional de Biologia (7ª Região – Paraná).

Transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais oficiais da Assembleia, a solenidade pode ser assistida no canal do YouTube Legislativo, clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=uZG8Pdcf9MM 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação