O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, destacou nesta quarta-feira (2) a formatura da primeira turma de especialistas negros no Paraná. Os 30 alunos formados pelo Ipad Brasil (Instituto de Pesquisa da Afrodescendência), farão entre sexta-feira (4) e domingo (6), a defesa de suas monografias na Universidade Tuiuti do Paraná, Campus Barigüi – Bloco C, sala 2. “A formação dessa primeira turma de especialistas traz a questão racial de forma mais objetiva. São professores, educadores capacitados que vão ampliar o conhecimento da história da cultura negra no país”, disse Romanelli. A socióloga Marcilene Lena Garcia de Souza, idealizadora da proposta, disse que o momento “é histórico ao Paraná” sobre a conclusão os formando no curso “História e Cultura Africana e Afrobrasileira, Educação e Ações Afirmativas no Brasil”. O presidente do Ipad Brasil, Eduardo David de Oliveira, disse é de extrema significância a produção tão expressiva e de qualidade de trabalhos acadêmicos sobre relações raciais no Paraná. “Estamos construindo um projeto negro para o Paraná e para o Brasil. Estamos mostrando que nós negros conseguimos produzir conhecimento sobre nossas questões e como estas questões podem causar impactos positivos para toda a sociedade”. Marcilene Garcia de Souza disse que o curso comprava a importância das ações do movimento social negro na fomentação de espaços de formação. “O grupo de alunos que está concluindo o curso já tem feito ações importantes em várias regiões no Estado em diversos espaços sociais com muita qualidade e competência discutindo algo fundamental para o país que é justamente a qualidade na educação, mas, sobretudo, revelar o Paraná desde os negros”. O professor Henrique Cunha Júnior, diretor do IpadBrasil, disse que não é possível conhecer a verdadeira história do Brasil sem conhecer a história dos africanos e de seus descendentes no país. “Conhecer a história dos africanos e afrodescendentes permite construir estratégias de intervenção na realidade e na transformação social, cultural, econômica e política das relações étnicas brasileiras. A nossa ênfase neste curso, é a da produção de conhecimento que permita a intervenção nas situações de caráter estrutural que moldam a vida da população afrodescendente”, disse. PARCERIA - O curso de especialização é uma parceria do Ipad Brasil e a Universidade Tuiuti do Paraná e contou com apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Paraná e Fundação Avina. As aulas tiveram início em maio de 2006, coordenadas pelos professores Cunha Júnior, Eduardo David de Oliveira e Tânia Lopes. Estruturado em 25 módulos realizados nos finais de semana e encontros quinzenais, as matérias foram ministradas por 20 professores: nove professores doutores e 10 professores mestres, além da Yialorixá do Candomblé Dalzira Maria Aparecida. Todos os professores do curso foram escolhidos pelo Ipad Brasil que convidou doutores, intelectuais e ativistas históricos do movimento negro, entre eles, Petronílha Beatriz Gonçalves Silva, Henrique Cunha Júnior, Hélio Santos; Eliane Cavalleiro, Maria Inês Barbosa, Dagoberto José Fonseca e Eduardo David de Oliveira. ALUNOS - O curso ofertou 15 bolsas de estudo para alunos em situação de vulnerabilidade social e econômica e com histórico de inserção no movimento social negro. Ainda nove alunos foram indicados pela Secretaria de Educação do Paraná que são integrantes da Comissão de Acompanhamento e Implementação da Lei 10.639 no Paraná (gestores e integrantes do Sindicato da APP-Sindicato dos Professores em Educação no Paraná). O curso proporcionou uma formação básica em história da África e cultura africana, as contribuições para a formação da sociedade brasileira; debateu questões relativas ao racismo, à violência por ele produzida, bem como as estratégias para combatê-lo; discutiu projetos educacionais, as possibilidades de ação dos professores como mediadores de educação multirracial e popular nas escolas e nas comunidades; e mostrou as políticas e ações afirmativas ou de discriminação positiva, e a atuação dos movimentos sociais organizados. Do curso participaram professores, educadores, formadores dos movimentos sociais e gestores de Secretarias de Educação. Eles colocaram em prática o desafio proposto pela lei 10.639, de 10 de janeiro de 2003, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual define que as escolas deverão incluir a partir deste ano nos seus currículos conteúdos de história da África e cultura africana. Dos 30 alunos que defendem monografia 25 são negros. A maioria são mulheres. Os temas pesquisados, na sua maior parte, têm como foco o Paraná: livros didáticos, mulher negra, escravidão, racismo em Curitiba, lei 10.639, história da África, religiões de matriz Africana, etc. Os estudantes atuam nas áreas de história, geografia, letras, artes, educação física, direito, matemática, filosofia, pedagogia, jornalismo, relações internacionais, designer de moda, etc. Os alunos são na maioria de Curitiba, além de Almirante Tamandaré, Colombo, Araucária, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Piraquara, Marinhos, Londrina, Maringá, Paranavaí, Iretama e Luizinana. Fora do Estado: São Paulo e Santa Catarina. Os alunos e os títulos das monografias Antônio Brás da Silva - O Descaso das Autoridades na Interpretação e Aplicação da Leis de Racismo na Cidade de Curitiba. Cristiana Gonzaga Candido de Souza Castro - Estudo de Caso, das Imagens e Representações dos Africanos e Afrodescendentes nos Livros Didáticos. Beatriz Schelbauer do Prado Garbado - A Lei 10639 nas Escolas Municipais de Curitiba: Um Olhar sobre os Projetos Escola & Universidade, no Ano de 2006. Juracy Ferreira Diogo - As Políticas de Ações Afirmativas e Seus Efeitos na Sociedade. Lucimara do Nascimento - Criança Negra na Escola: Ações Pedagógicas de Combate ao Racismo no Âmbito Escolar. Marcolino Gomes de Oliveira Neto - A Representação do Negro na Arte Paranaense. Maria Bethania de Araújo - Entre o Presente e o Possível: As Representações dos Negros nos Livros Didáticos de Historia. Maria Izabel Barroso Miranda - A Religiosidade Afro-Brasileira, no Contexto da Lei nº. 10.639 de Jan/2003 A Casa de Cultura Negra Ode Otaioci. Neuza Barbosa Rodrigues - A Lei 10639/03 nas Escolas Municipais de Colombo: Desafios e Perspectivas para a Formação dos Professores. Roselayne Vargas Pereira - Racismo e educação na cidade de Itapoá – SC. Ulisséa Pinheiro - Juventude Negra e expectativa de acesso ao ensino superior: O que influencia a não permanência de jovens negros em curso pré-vestibular especifico em Curitiba. Cleusa Batista - O Espaço Urbano; Juventude Negra x Realidade Social. Dermeval Ferreira da Silva - A Dança Afro em Curitiba na Década 1985/1995. Tânia Aparecida Lopes - Memórias de Vidas Negras: Um Estudo sobre o Cotidiano do Bairro Boqueirão, de Curitiba, a Partir da Memória de Antigas Moradoras Negras do Bairro. Iraci Xavier da Costa - Mulheres Guerreiras: Obstáculos e Resistências nas Trajetórias de Mulheres Negras na Universidade. Jane Márcia Madureira Arruda e Edmundo Silva Novais - Heroínas Anônimas: Jogos e Brincadeiras de Origem Africana e Afro-Brasileira – Que Podem Ser Trabalhadas nas Aulas de Educação Física. Jurandir Ferreira Diogo - Mitos e Ritos da Cultura e Religião Afro-Brasileira. Fernanda Maria de Castro Paula - A Fotografia como Instrumento de Resgate Étnico-Social nas Comunidades Afro-Descendentes do Feixo e da Restinga no Município da Lapa. Celso José dos Santos - Africanidades no ensino da Matemática: Um estudo de Caso da Família Mancala. Maria Evilma Alves Moreira - o Interacionismo Bakhtiniano e a Concepção Africana Tradicional, Aproximações e Distanciamentos. Neide dos Santos Rodrigues - Estratégia de Resistência dos Africanos e Afrodescendentes Escravizados e Livres no Paraná de 1853 a 1855. Nivaldo dos Santos Arruda - Micro poder Macro pressão: Gana & Mali-Ascensão, Apogeu e Queda de Dois Grandes Impérios Africanos. Cassius Marcelus Cruz - Território Ancestral: A Forma Cultural da Comunidade Remanescente de Quilombo João Surá . Célia Regina Tokarski - Caminhos da Cidadania: A Trajetória do Negro na Curitiba do Final do Império aos Primeiros Anos da República. Cristiane Pereira Brito e Fátima dos Santos Ferreira - Cor da desigualdade: a formação da identidade afrobrasileira em Curitiba 1990 a 2005.