
Satisfação
“Encerramos hoje o primeiro semestre de trabalho da gestão desta nova Mesa Diretora. A sensação de dever cumprido e a satisfação não poderiam ser melhores, afinal, os resultados conseguidos nessa primeira etapa foram muito positivos.”
Respeito
“Aceitei o desafio de presidir a Assembleia Legislativa do Paraná com um único e firme propósito: apagar as manchas do passado e resgatar o respeito do Poder Legislativo junto a cada cidadão paranaense. Também me propus e lancei um desafio para esta caminhada árdua: fazer desta a melhor Assembleia Legislativa do Brasil.”
Apoio
“Seis meses é um tempo muito curto para as várias medidas que pretendemos tomar a fim de consolidar esse processo de transformação que todos almejamos. Mas os fatos provam que muito foi feito. Esse resultado, notado em toda a Assembleia, foi possível graças ao apoio recebido pelos colegas parlamentares e, principalmente, da população. O apoio que veio das ruas foi fundamental para calar aqueles que eram contra as mudanças.”
Espelho
“Esta Casa deve ser o espelho da sociedade paranaense. Todos sabemos que a imagem dela estava completamente distorcida. Agora, olhando para este curto espaço de tempo entre a posse e o início do recesso, tenho certeza de que estamos no caminho certo.”
Transparência
“A Assembleia de hoje é mais atuante e transparente. Tudo o que é feito aqui está rigorosamente dentro da lei, porque passa pelo crivo da nossa Procuradoria. Todos os atos estão publicados no Portal da Transparência. Contratações de funcionários, movimentação financeira, contratos firmados para compras ou prestação de serviços, atividades de Plenário. Tudo às claras, como deve ser, para ser monitorado, para ser fiscalizado pela sociedade, pela imprensa. Só assim poderemos ter força para exercer nossa principal função, a de servir a população do Paraná.”
Destaque
“Além da série de medidas administrativas implantadas, tivemos uma atividade parlamentar extraordinária. Neste período, os deputados participaram ativamente dos trabalhos da Assembleia. Vale ressaltar a presença maciça em Plenário. E aproveito o momento para destacar, com orgulho, a participação dos deputados de primeiro mandato. É gratificante saber que a Assembleia está de cara nova, e que estes jovens deputados estão tendo condições de descarregar suas energias em boas propostas.”
Interiorização
“A Assembleia teve a agenda cheia, todos os dias. E a participação da sociedade foi fundamental. Em apenas seis meses, realizamos 34 audiências públicas. Em todo o ano passado foram realizadas 26. Dentro da nossa intenção de tornar a Assembleia mais próxima de todos os paranaenses foram realizadas quatro sessões fora de Curitiba, nos municípios de Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.”
Produção
“Nos primeiros meses de 2011 foram apresentados 548 Projetos de Lei, número superior ao total de 528 projetos apresentados durante todo o ano passado. Foram apresentados ainda 22 Projetos de Resolução e dois Projetos de Decreto Legislativo e oito Propostas de Emendas à Constituição. O aumento da produção também pode ser verificado nas Indicações Legislativas, que em 2010 somaram 200 e no primeiro semestre deste ano saltam para 1.850. Destas, 617 já foram aprovadas. Durante o período foram votados 331 vetos governamentais, sendo a maioria de legislaturas anteriores. Foram 113 Projetos de Lei aprovados em Plenário. 63 aguardam a sanção do governador.”
CPIs
“Tivemos quatro CPIs instaladas: Grampos, Falências, Portos e Leitos do SUS. Importante lembrar que esta última foi instalada no dia 14 de abril, na sessão itinerante de Cascavel. Só o fato de saber que até mortes foram evitadas com a interferência dos membros da CPI já faz valer a pena ter instalado. Sem falar nas mudanças para melhor que estão sendo feitas a partir dos trabalhos, como a organização das autorizações de Internamento Hospitalar e a implantação da Central de Leitos On-Line.”
Outras medidas
“Regularização da situação funcional dos servidores considerados desnecessários. Redução do número de cargos comissionados. Redução das cotas de combustíveis para os deputados. Fechamento da gráfica que imprimia os famigerados Diários Secretos. Controle de presença dos deputados em Plenário. Revisão dos contratos de fornecimento e prestação de serviços. Revisão das aposentadorias. Contrato com a Paraná Previdência para avalizar os processos de aposentadorias.”