Via Tecnológica do Leite é destaque na Assembleia Legislativa Deputado Reichembach (PSD) falou da 9ª edição do maior evento da cadeia leiteira do Sudoeste do Paraná.

29/06/2023 17h38 | por Assessoria Parlamentar
“É um evento completo, que ganhou visibilidade estadual devido a sua importância e força do segmento no Sudoeste. E proporciona aumento da produção, da qualidade do leite e seus derivados e lucratividade do produtor”, comentou o parlamentar.

“É um evento completo, que ganhou visibilidade estadual devido a sua importância e força do segmento no Sudoeste. E proporciona aumento da produção, da qualidade do leite e seus derivados e lucratividade do produtor”, comentou o parlamentar.Créditos: Valdir Amaral/Alep

“É um evento completo, que ganhou visibilidade estadual devido a sua importância e força do segmento no Sudoeste. E proporciona aumento da produção, da qualidade do leite e seus derivados e lucratividade do produtor”, comentou o parlamentar.

Na terça-feira (27), o deputado estadual Reichembach (PSD) utilizou o espaço da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná para divulgar mais um grande evento ligado a cadeia produtiva do leite, a 9ª Via Tecnológica do Leite, marcada para os dias 29 e 30 de junho e 01 de julho no Centro de Eventos de Francisco Beltrão. “É um evento completo, que ganhou visibilidade estadual devido a sua importância e força do segmento no Sudoeste. E proporciona aumento da produção, da qualidade do leite e seus derivados e lucratividade do produtor”, comentou o parlamentar.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano. O Paraná é o segundo maior produtor do produto do país, atrás apenas de Minas Gerais. Segundo dados Deral, apenas em 2021 a produção de leite gerou R$ 9 bilhões para o Estado. O Sudoeste do Paraná também merece destaque, sendo a maior bacia leiteira do estado em volume. A produção de leite em Francisco Beltrão, foi de 90.340.000l em 2022, com 17.700 vacas ordenhadas com média de 16l por animal.

Clube da Bezerra

Outro ponto lembrado por Reichembach foi o desfile do Clube da Bezerra, agendado para sábado, 10 horas, projeto que integra as crianças e adolescentes filhos de produtores através do cuidado dos animais, incentivando a sucessão familiar.

Gripe aviária acende alerta

Reichembach aproveitou para falar sobre a preocupação com a confirmação do segundo caso de gripe aviária no estado. O primeiro foi em Antonina e o segundo em Pontal do Paraná, ambos no litoral. Outras investigações em aves silvestres estão em curso no Paraná. “É um problema que está muito próximo e as regiões com grande produção como o Sudoeste ficam apreensivas, mas temos plena confiança na Adapar, na Seab e nos produtores de frango do Paraná que já possuem uma prática sanitária rígida e que agora certamente aumentaram os cuidados”, disse.

 

Deputado Reichembach (PSD) falou da 9ª edição do maior evento da cadeia leiteira do Sudoeste do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação