3º Secretário
PDT
  • (41) 3350-4058
Goura
mandatogoura.com.br/

QUEM É O GOURA?

Mestre em filosofia e professor de yoga, Goura movimenta Curitiba há mais de 20 anos. Antes como ativista, depois como um dos vereadores mais combativos da Câmara Municipal (2017-2018) e atualmente como deputado estadual, em segundo mandato, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Foi eleito em 2018, com 37.366 votos, e reeleito em 2022, com 46.227 votos.

Goura defende as causas da mobilidade, meio ambiente, agricultura urbana, alimentação consciente, parto humanizado, cultura da paz, direitos humanos, acessibilidade e valorização dos serviços e servidores públicos.

O CIDADÃO

Jorge Brand, o Goura, tem 43 anos, é filho da médica Margarida de Oliveira e do poeta e jornalista Jaques Brand, e pai das pequenas Sofia e Tulasi.

Na adolescência se interessa pela contracultura. Aos 18 anos, faz sua primeira viagem à Índia e aprofunda os estudos do yoga, sânscrito e cultura da paz. É assim que ganha o nome Goura Nataraj.

De volta ao Brasil, completa sua graduação e mestrado em Filosofia na UFPR, onde estudou a obra de Artur Schopenhauer. Dedicou-se também ao estudo do Grego e Sânscrito, além de tornar-se professor de yoga.

O ATIVISTA

Começa a colocar suas ideias em prática com os ativistas do Coletivo Interlux, com ações como Jardinagem Libertária, Música Pra Sair da Bolha e a primeira Bicicletada de Curitiba. Em 2007, pinta a primeira ciclofaixa da cidade – sendo multado por crime ambiental pela prefeitura.

CicloIguaçu

Em 2011, é um dos fundadores da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, que teve papel fundamental na criação do Plano Cicloviário de Curitiba e nos diversos investimentos em estrutura cicloviária que a cidade recebeu durante a gestão 2013-2016.

Jardim de Sofia e Praça de Bolso do Ciclista

Em 2012, cria o Jardim de Sofia, um espaço comunitário às margens do Rio Belém. Em 2014, junto a dezenas de pessoas, constrói a Praça de Bolso do Ciclista - a primeira da cidade feita coletivamente.

O POLÍTICO

Candidato a deputado federal

Em 2014, Goura é candidato a deputado federal com as pautas da mobilidade, meio ambiente, parto humanizado, arte e cultura. Com uma campanha colaborativa feita por dezenas de pessoas, consegue trazer 13.235 pessoas para pedalar junto.

Assessor de mobilidade na Setran

Em 2015, trabalha na Secretaria de Trânsito de Curitiba. Em apenas um ano, participa da criação das áreas e vias calmas da cidade, de dezenas de quilômetros de estrutura cicloviária e centenas de paraciclos.

Candidato a Vereador

Em 2016, se candidata a vereador de Curitiba. Com novas pautas e ainda mais pessoas colaborando com a campanha, consegue ocupar a política. Goura foi eleito vereador de Curitiba com 6.657 votos.

O VEREADOR COMBATIVO

Logo que entrou na Câmara, Goura vira uma das principais vozes da oposição à bancada do prefeito Rafael Greca. No segundo semestre, foi escolhido líder da oposição e intensificou a fiscalização do Executivo, denunciando com rigor o arbítrio do prefeito e a falta de independência da Câmara.

Na Câmara Municipal, aprovou o Estatuto do Pedestre, a Lei da Agricultura Urbana e foi o único vereador a se eleger deputado.

CANDIDATO A PREFEITO DE CURITIBA

Em 2020, foi candidato a prefeito de Curitiba pelo PDT e ficou em 2° lugar, com 110.977 votos.

DEPUTADO ESTADUAL

No primeiro mandato (2019 – 2022), presidiu a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais e foi membro das comissões de Cultura e Direitos Humanos. Foi líder do PDT e integrante da Bancada de Oposição na Alep.

Goura é o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Paraná.

Nesta legislatura (2023), Goura é o Terceiro Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e o atual presidente do Partido Democrata Trabalhista (PDT) no Paraná.

PLs e leis aprovadas

Do início do primeiro mandato até o final do primeiro semestre de 2023, foram 181 projetos de leis protocolados, sendo que 57 foram aprovados, que abrangem temas como mobilidade urbana, conservação ambiental (rural, urbana e costeira), cultura, segurança alimentar, saúde pública, entre outras. Inclui-se ainda uma Emenda Constitucional e uma Resolução, as quais foi coautor. Das leis estaduais aprovadas pelo deputado, 37 são de sua autoria.

 

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Goura
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação