Assembleia firma convênio com a UEPG para qualificar gestores públicos

19/10/2022 14:26 17/04/2024 18:38 Por Trajano Budola

A Assembleia Legislativa do Paraná e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPR) assinaram um Termo de Cooperação Acadêmica e Técnica, na manhã desta quarta-feira (19), para qualificar profissionais em diversas áreas da gestão pública com cursos de educação à distância (EAD) ofertados pela instituição educacional dos Campos Gerais.

Assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelo primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), com o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, o convênio prevê que a estrutura da Universidade seja utilizada para ministrar cursos de extensão, graduação e pós-graduação com o apoio direto da Escola do Legislativo.

A parceria irá possibilitar que a Assembleia Legislativa apresente à Universidade as demandas, tanto dos servidores da Casa quanto de câmaras municipais, das principais necessidades no serviço prestado ao cidadão. “O objetivo é aproximar a população do estado, oferecendo cursos que possam melhorar os conhecimentos dos que se interessem pela gestão pública”, explicou o presidente Traiano.

Para o deputado Luiz Claudio Romanelli, o apoio da Assembleia Legislativa é fundamental na divulgação da parceria. “Trabalhamos com a Escola do Legislativo para levar nosso conhecimento do processo. A universidade tem grande expertise nos cursos de extensão para aprofundar este tema, que pode ser até mesmo de cursos de tecnólogos”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, áreas específicas às quais as prefeituras precisam dominar (como a de licitações) podem resultar em cursos voltados a quem atua ou pretende atuar na gestão pública. “Vamos utilizar todo o potencial que temos para que o conhecimento avance, além de qualificação profissional dos servidores”, disse o primeiro secretário.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, explicou que a parceria entre a Escola do Legislativo com os 20 anos de experiência da universidade na modalidade EAD garantem qualidade na qualificação. “A população será diretamente beneficiada, além de ficar demonstrada a importância da universidade pública paranaense que promove o que é mais importante para o estado”, disse.

Já o diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, destacou que a qualificação dos servidores da Assembleia Legislativa, dos parlamentares e assessores que os atendem, além dos membros das câmaras municipais sempre foi objetivo da Mesa Executiva. “Uma população que conhece bem os trabalhos administrativos de gestão pública e Parlamento certamente cobra melhor seus representantes”, disse.

“Temos uma carência na formação de gestores públicos principalmente nos pequenos municípios. Esta é nossa prioridade”, explicou Dylliardi Alessi. As coordenadoras administrativa e pedagógica da Escola do Legislativo, Francis Fontoura e Roberta Picussa, respectivamente, também participaram da assinatura do convênio.