Notícia

Assembleia inicia terceira edição do Parlamento Universitário com treinamento e orientações aos estudantes

29/10/2018 15:32 27/04/2024 16:08 Por Rodrigo Rossi
Parlamento Universitário. / Foto: Pedro de Oliveira/ALEP

Parlamento Universitário. / Foto: Pedro de Oliveira/ALEP

Sob a liderança do diretor Legislativo e coordenador da Escola do Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, os acadêmicos de diferentes cursos de nove instituições de ensino superior receberam orientações sobre os procedimentos internos e regimentais para a terceira edição do Parlamento Universitário, que se estenderá até o próximo dia 9 de novembro. As orientações iniciais foram dadas na manhã desta segunda-feira (29), abordando temas como os relacionados à posse dos deputados-universitários, que acontece na manhã desta terça-feira (30), a partir das 9 horas; a formação das comissões técnicas e temáticas do Legislativo; e a eleição da Mesa Executiva e a escolha do governador ou da governadora do Estado.

“O objetivo foi fazer este treinamento para esclarecer o funcionamento destas duas semanas de atividades, quando os alunos vivenciarão, na plenitude, a experiência de ser um deputado estadual. A ideia deste primeiro encontro era a de passar informações para que eles saibam com segurança como serão os procedimentos”, afirmou Alessi.

Aspectos regimentais, como a exigência mínima de representantes para as lideranças e bancadas partidárias, as vedações e questionamentos sobre a elaboração e tramitação de projetos, além da leitura e encaminhamento de expedientes, entre outros pontos, também foram apresentados aos universitários, que contaram ainda com o apoio do diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho; da diretora de Comunicação, Kátia Chagas; do secretário-geral da Presidência, Guilherme Brenner Lucchesi; da coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa; e da coordenadora administrativa, Francis Fontoura.

Dylliardi Alessi também falou da satisfação do Poder Legislativo em receber os acadêmicos, por determinação da Mesa Executiva, de acordo com o objetivo de fazer uma Assembleia realmente de portas abertas para a comunidade. “O presidente Ademar Traiano (PSDB) e a Mesa Executiva sempre buscaram uma gestão democrática, de participação das pessoas, uma Assembleia escancarada para os paranaenses. Este é mais um exemplo nesse sentido, como forma de aproximar a população, os estudantes, da vida política do Paraná. E, em nome do presidente, quero dar as boas-vindas a vocês”.

Dia a dia O deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia, foi um dos convidados para falar aos estudantes na oportunidade, quando destacou a importância da participação popular, tanto para a compreensão do funcionamento das instituições, como para um relevante exercício de cidadania. “É importante, porque desde logo vocês farão o debate político. Sempre que posso falo deste protagonismo que os jovens e estudantes devem ter, em todos os níveis. E que vocês possam também se livrar de certos mitos e distorções que envolvem o Poder Legislativo, que serve para fiscalizar, propor leis e ser o legítimo espaço do debate”, disse Veneri.

Falando sobre o início da sua trajetória política, o deputado Tercílio Turini (PPS) também dividiu a sua experiência com os estudantes, destacando a importância do aprendizado prático no Legislativo. “Entrei na política ainda na faculdade, por meio do movimento estudantil. Era um período de resistência contra a ditadura. E muitos começaram assim. Tenho uma atuação independente aqui na Casa, porque na política você não pode ser incondicional. Voto contra aquilo que entendo que não seja bom e a favor das coisas boas”, explicou.

Experiência Acompanhando alguns dos alunos, o coordenador do Curso de Ciência Política do Centro Universitário Internacional (Uninter), Lucas Massimo de Souza elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa em estimular e assegurar a participação plural e efetiva em projetos como o Parlamento Universitário. “O processo político adquire outra dimensão, até mesmo depois de um período eleitoral, quando aqui se reúnem diferentes representantes da sociedade e que terão que conviver com convergências e divergências. Por isso, permitir que alunos convivam com esta realidade é extremamente positivo. Parabéns para a Assembleia Legislativa”.

Em seguida, os alunos-deputados foram ao Plenário do Legislativo acompanhados pela equipe da Escola do Legislativo. O diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, explicou o funcionamento e a dinâmica das sessões, fazendo as devidas instruções acerca da utilização dos equipamentos de registro de presenças e votações, além de passar informações sobre a utilização das tribunas, para os pronunciamentos nos horários específicos, durante as sessões.

Cronograma – Nesta terça-feira (30) começam a ser delineados os papéis que cada estudante irá assumir no Parlamento Universitário. Pela manhã, no Plenário da Assembleia, vão ocorrer as sessões de posse e eleição da Mesa Executiva e do governador ou governadora. Eles também terão a manhã da terça-feira para protocolarem o requerimento da escolha dos líderes dos partidos e blocos. Ainda terão o dia para acompanhar a reunião oficial da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Uma prévia do que eles mesmos vão encarar logo depois, com a indicação da CCJ universitária e a primeira reunião.

Na quarta-feira (31) haverá reunião das Comissões Temáticas do Parlamento Universitário, com eleição do presidente e nomeação dos relatores. No período da tarde os integrantes das CCJ se reunirão novamente.

A agenda dos estudantes na quinta (1º) está reservada para novos debates nas comissões e na CCJ a respeito dos projetos de lei inscritos previamente. Este ano são 45 projetos, uma resolução e quatro propostas de emendasconstitucionais.

Os parlamentares entram em recesso no feriado de Finados e retomam as atividades no dia 5 de novembro. A segunda parte do programa vai incluir mais reuniões, curso de oratória e os esperados debates na Tribuna, com as sessões plenárias propriamente ditas.

Realizado pela primeira vez em 2016, o Parlamento Universitário envolveu inicialmente estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. Diante do sucesso, em 2017 a iniciativa foi ampliada com a participação de outras instituições de ensino universitário e de diferentes cursos. Este ano, foram selecionados alunos da UFPR, PUC, Unibrasil, Uninter, Unicuritiba, FAE, Opet, Tuiuti e do Positivo.

Projeto premiado – Durante o XXX Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), realizado em Goiás, em novembro de 2017, o projeto do Parlamento Universitário da Alep foi aclamado como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para a comunidade. O projeto paranaense, idealizado pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), foi reconhecido nacionalmente após concorrer com projetos que representaram Legislativos de todo o país, inclusive os Tribunais de Contas que também são filiados à ABEL.

 

Confira a lista dos estudantes que participam do Parlamento Universitário 2018:

 

Titulares:

ADRIANA APARECIDA MEIRA

ALESSANDRO PETTRES ALVES DE OLIVEIRA

ALEX BENDER LENCINE

ALINE BALHES CORREA

ARTHUR MEISTER WISTUBA

CAMILA DE MORAES GONDA

CARLA INÊS BERNARDI

CAROLINE PONDELEK REVA

CASSIO BOZZA CORDEIRO

ERIC RIBEIRO DOS SANTOS

FABRÍCIO ANTUNES ZANGISKI

FELIPE RAFAEL LAZOSKI

FERNANDA BUENO WISTUBA

FERNANDO BERRINI NORONHA

GABRIEL HENRIQUE ESPIRIDIAO GARCIA BACH

GABRIEL JOSÉ BREMGARTNER DA FROTA

GUILHERME HENRIQUE ALVES PACHECO

GUSTAVO KANNING OVIEDO

GUSTAVO SALLES FERREIRA

HEJUS BEN HUR OLIVEIRA MELLO

IGOR VIEIRA PINTO BRANDÃO

ISABELLA IVANKIO

JAQUELINE SILVA DE OLIVEIRA

JONATHAN TIAGO FIGUERÔA LAUDÁRIO

JOSÉ MARIO MACEDO PEREIRA HAUARE

JULIA HISSAI YAEGASHI

JULIO SOARES DE LIMA DA SILVA

LARISSA ROBERTA BORGES

LAURA LEMES DE RESENDE

LINDEMBERG DE ALMEIDA JUNIOR

LUCAS HENRIQUE EIFLER CEZÁRIO

LUCAS NEKEL DA SILVA

LUCAS ROMANO NOLLI

LUCAS VICENTE CARDOSO DE SOUZA

LUCAS VINÍCIUS FRAGONA

LUCCA DOS SANTOS E OLIVEIRA

LUIZA DE OLIVEIRA MAGALHÃES

MARCO ANTÔNIO GESTAL SCAVAZZA

MELISSA LEAL DE MEIRELLES FONSECA

MILENA CRISTINA MELO DO NASCIMENTO

NICOLAS DE CASTRO

PETERSON CUSTODIO JACON

PETERSON RAFAEL DE CAMARGO

RAPHAEL DE SOUZA E SILVA

RENAN LUIS ZYS

ROSEMERI RODRIGUES

RUAN MIGUEL ALVES DALLA VECCHI

STEPHANIE INDIUKOV NEVES

SUN TAE LANGUINOTTI DOS SANTOS VIANA

TEREZINHA DA SILVA ALVES PEREIRA

VALGLACYR KESSLER DE CASTRO

VICTOR LOPES GABRIEL

VITOR BRUNO MARQUES DA COSTA

VITOR MIRANDA CAPACLE

 

Suplentes:

 

LETÍCIA LOPES DO VALLE  

FELIPE DOUGLAS GODOY  

JULIANA STEFANI PENTEADO DOS SANTOS

LURO DOS SANTOS CAMPOS

LUCAS AUGUSTO SOUZA LAMY

JOÃO VICTOR STALL BUENO

LUCAS SOARES PAGANO

MARCELI KURTEN

ANDRÉ LUIS DOS SANTOSDE SOUZA

NICOLLY JACOB CASTANHA

RENAN TOMASINI TELLES

ANA LAURA PAGLIOZA PIAIA

MARIA DO SOCORRO BARBOSA DE ALMEIDA

IRINEU TEIXEIRA IACHINSKI

WILLIAN A. COSTA

LUCAS GABRIEL VIEIRA

ALEXANDRA MARCENES RIBEIRO  

LETÍCIA STAROSKI MACHADO

MARCIA BEATRIZ CHUPEL DE LIMA

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação