Notícia
Assembleia inicia terceira edição do Parlamento Universitário com treinamento e orientações aos estudantes
29/10/2018 15:32 02/05/2025 06:34 Por Rodrigo RossiParlamento Universitário. / Foto: Pedro de Oliveira/ALEP
Sob a liderança do diretor Legislativo e coordenador da Escola do Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, os acadêmicos de diferentes cursos de nove instituições de ensino superior receberam orientações sobre os procedimentos internos e regimentais para a terceira edição do Parlamento Universitário, que se estenderá até o próximo dia 9 de novembro. As orientações iniciais foram dadas na manhã desta segunda-feira (29), abordando temas como os relacionados à posse dos deputados-universitários, que acontece na manhã desta terça-feira (30), a partir das 9 horas; a formação das comissões técnicas e temáticas do Legislativo; e a eleição da Mesa Executiva e a escolha do governador ou da governadora do Estado.
“O objetivo foi fazer este treinamento para esclarecer o funcionamento destas duas semanas de atividades, quando os alunos vivenciarão, na plenitude, a experiência de ser um deputado estadual. A ideia deste primeiro encontro era a de passar informações para que eles saibam com segurança como serão os procedimentos”, afirmou Alessi.
Aspectos regimentais, como a exigência mínima de representantes para as lideranças e bancadas partidárias, as vedações e questionamentos sobre a elaboração e tramitação de projetos, além da leitura e encaminhamento de expedientes, entre outros pontos, também foram apresentados aos universitários, que contaram ainda com o apoio do diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho; da diretora de Comunicação, Kátia Chagas; do secretário-geral da Presidência, Guilherme Brenner Lucchesi; da coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa; e da coordenadora administrativa, Francis Fontoura.
Dylliardi Alessi também falou da satisfação do Poder Legislativo em receber os acadêmicos, por determinação da Mesa Executiva, de acordo com o objetivo de fazer uma Assembleia realmente de portas abertas para a comunidade. “O presidente Ademar Traiano (PSDB) e a Mesa Executiva sempre buscaram uma gestão democrática, de participação das pessoas, uma Assembleia escancarada para os paranaenses. Este é mais um exemplo nesse sentido, como forma de aproximar a população, os estudantes, da vida política do Paraná. E, em nome do presidente, quero dar as boas-vindas a vocês”.
Dia a dia – O deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia, foi um dos convidados para falar aos estudantes na oportunidade, quando destacou a importância da participação popular, tanto para a compreensão do funcionamento das instituições, como para um relevante exercício de cidadania. “É importante, porque desde logo vocês farão o debate político. Sempre que posso falo deste protagonismo que os jovens e estudantes devem ter, em todos os níveis. E que vocês possam também se livrar de certos mitos e distorções que envolvem o Poder Legislativo, que serve para fiscalizar, propor leis e ser o legítimo espaço do debate”, disse Veneri.
Falando sobre o início da sua trajetória política, o deputado Tercílio Turini (PPS) também dividiu a sua experiência com os estudantes, destacando a importância do aprendizado prático no Legislativo. “Entrei na política ainda na faculdade, por meio do movimento estudantil. Era um período de resistência contra a ditadura. E muitos começaram assim. Tenho uma atuação independente aqui na Casa, porque na política você não pode ser incondicional. Voto contra aquilo que entendo que não seja bom e a favor das coisas boas”, explicou.
Experiência – Acompanhando alguns dos alunos, o coordenador do Curso de Ciência Política do Centro Universitário Internacional (Uninter), Lucas Massimo de Souza elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa em estimular e assegurar a participação plural e efetiva em projetos como o Parlamento Universitário. “O processo político adquire outra dimensão, até mesmo depois de um período eleitoral, quando aqui se reúnem diferentes representantes da sociedade e que terão que conviver com convergências e divergências. Por isso, permitir que alunos convivam com esta realidade é extremamente positivo. Parabéns para a Assembleia Legislativa”.
Em seguida, os alunos-deputados foram ao Plenário do Legislativo acompanhados pela equipe da Escola do Legislativo. O diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, explicou o funcionamento e a dinâmica das sessões, fazendo as devidas instruções acerca da utilização dos equipamentos de registro de presenças e votações, além de passar informações sobre a utilização das tribunas, para os pronunciamentos nos horários específicos, durante as sessões.
Cronograma – Nesta terça-feira (30) começam a ser delineados os papéis que cada estudante irá assumir no Parlamento Universitário. Pela manhã, no Plenário da Assembleia, vão ocorrer as sessões de posse e eleição da Mesa Executiva e do governador ou governadora. Eles também terão a manhã da terça-feira para protocolarem o requerimento da escolha dos líderes dos partidos e blocos. Ainda terão o dia para acompanhar a reunião oficial da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Uma prévia do que eles mesmos vão encarar logo depois, com a indicação da CCJ universitária e a primeira reunião.
Na quarta-feira (31) haverá reunião das Comissões Temáticas do Parlamento Universitário, com eleição do presidente e nomeação dos relatores. No período da tarde os integrantes das CCJ se reunirão novamente.
A agenda dos estudantes na quinta (1º) está reservada para novos debates nas comissões e na CCJ a respeito dos projetos de lei inscritos previamente. Este ano são 45 projetos, uma resolução e quatro propostas de emendasconstitucionais.
Os parlamentares entram em recesso no feriado de Finados e retomam as atividades no dia 5 de novembro. A segunda parte do programa vai incluir mais reuniões, curso de oratória e os esperados debates na Tribuna, com as sessões plenárias propriamente ditas.
Realizado pela primeira vez em 2016, o Parlamento Universitário envolveu inicialmente estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. Diante do sucesso, em 2017 a iniciativa foi ampliada com a participação de outras instituições de ensino universitário e de diferentes cursos. Este ano, foram selecionados alunos da UFPR, PUC, Unibrasil, Uninter, Unicuritiba, FAE, Opet, Tuiuti e do Positivo.
Projeto premiado – Durante o XXX Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), realizado em Goiás, em novembro de 2017, o projeto do Parlamento Universitário da Alep foi aclamado como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para a comunidade. O projeto paranaense, idealizado pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), foi reconhecido nacionalmente após concorrer com projetos que representaram Legislativos de todo o país, inclusive os Tribunais de Contas que também são filiados à ABEL.
Confira a lista dos estudantes que participam do Parlamento Universitário 2018:
Titulares:
ADRIANA APARECIDA MEIRA
ALESSANDRO PETTRES ALVES DE OLIVEIRA
ALEX BENDER LENCINE
ALINE BALHES CORREA
ARTHUR MEISTER WISTUBA
CAMILA DE MORAES GONDA
CARLA INÊS BERNARDI
CAROLINE PONDELEK REVA
CASSIO BOZZA CORDEIRO
ERIC RIBEIRO DOS SANTOS
FABRÍCIO ANTUNES ZANGISKI
FELIPE RAFAEL LAZOSKI
FERNANDA BUENO WISTUBA
FERNANDO BERRINI NORONHA
GABRIEL HENRIQUE ESPIRIDIAO GARCIA BACH
GABRIEL JOSÉ BREMGARTNER DA FROTA
GUILHERME HENRIQUE ALVES PACHECO
GUSTAVO KANNING OVIEDO
GUSTAVO SALLES FERREIRA
HEJUS BEN HUR OLIVEIRA MELLO
IGOR VIEIRA PINTO BRANDÃO
ISABELLA IVANKIO
JAQUELINE SILVA DE OLIVEIRA
JONATHAN TIAGO FIGUERÔA LAUDÁRIO
JOSÉ MARIO MACEDO PEREIRA HAUARE
JULIA HISSAI YAEGASHI
JULIO SOARES DE LIMA DA SILVA
LARISSA ROBERTA BORGES
LAURA LEMES DE RESENDE
LINDEMBERG DE ALMEIDA JUNIOR
LUCAS HENRIQUE EIFLER CEZÁRIO
LUCAS NEKEL DA SILVA
LUCAS ROMANO NOLLI
LUCAS VICENTE CARDOSO DE SOUZA
LUCAS VINÍCIUS FRAGONA
LUCCA DOS SANTOS E OLIVEIRA
LUIZA DE OLIVEIRA MAGALHÃES
MARCO ANTÔNIO GESTAL SCAVAZZA
MELISSA LEAL DE MEIRELLES FONSECA
MILENA CRISTINA MELO DO NASCIMENTO
NICOLAS DE CASTRO
PETERSON CUSTODIO JACON
PETERSON RAFAEL DE CAMARGO
RAPHAEL DE SOUZA E SILVA
RENAN LUIS ZYS
ROSEMERI RODRIGUES
RUAN MIGUEL ALVES DALLA VECCHI
STEPHANIE INDIUKOV NEVES
SUN TAE LANGUINOTTI DOS SANTOS VIANA
TEREZINHA DA SILVA ALVES PEREIRA
VALGLACYR KESSLER DE CASTRO
VICTOR LOPES GABRIEL
VITOR BRUNO MARQUES DA COSTA
VITOR MIRANDA CAPACLE
Suplentes:
LETÍCIA LOPES DO VALLE
FELIPE DOUGLAS GODOY
JULIANA STEFANI PENTEADO DOS SANTOS
LURO DOS SANTOS CAMPOS
LUCAS AUGUSTO SOUZA LAMY
JOÃO VICTOR STALL BUENO
LUCAS SOARES PAGANO
MARCELI KURTEN
ANDRÉ LUIS DOS SANTOSDE SOUZA
NICOLLY JACOB CASTANHA
RENAN TOMASINI TELLES
ANA LAURA PAGLIOZA PIAIA
MARIA DO SOCORRO BARBOSA DE ALMEIDA
IRINEU TEIXEIRA IACHINSKI
WILLIAN A. COSTA
LUCAS GABRIEL VIEIRA
ALEXANDRA MARCENES RIBEIRO
LETÍCIA STAROSKI MACHADO
MARCIA BEATRIZ CHUPEL DE LIMA