Notícia

Câncer Bucal: prevenção e diagnóstico é tema de palestra promovida pela Escola do Legislativo da Assembleia

03/03/2023 10:56 24/04/2024 05:50 Por Jaime S. Martins

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná realiza no próximo dia 9, às 14 horas, uma palestra sobre a prevenção e diagnóstico do Câncer Bucal, que será ministrada pelo Prof. Dr. Acir José Dirschnabel, professor do curso de Odontologia da Universidade Positivo e professor convidado de Residência Multiprofissional do Hospital Erasto Gaertner – Área de Cirurgia Bucomaxilofacial. O câncer de boca acomete mais de 15 mil pessoas ao ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Este será o primeiro evento do ano da Escola do Legislativo aberto a todos os públicos e será realizado no Auditório Legislativo da Assembleia, no formato híbrido – presencial e on-line (via zoom). As inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/3T0EDPr

A palestra terá transmissão pela TV Assembleia através do canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net, site e redes sociais do Legislativo.

Segundo o Inca, a doença é o quinto tipo de câncer que mais acomete os homens, geralmente a partir dos 40 anos, e apresenta melhor prognóstico quando diagnosticada e tratada em estágios iniciais. Exposição solar, tabagismo e uso de álcool são fatores de risco. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade pela doença.

Lei

No Paraná, a lei 19.868/2019, proposta na Assembleia Legislativa pelo deputado Ademar Traiano (PSD), instituiu o mês Novembro Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater precocemente o câncer de boca, enfatizando a sua gravidade, a necessidade de cuidados e o diagnóstico precoce; estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e empresas privadas; e também detectar precocemente lesões malignas na cavidade oral e nos lábios, além de encaminhar o paciente para um tratamento adequado. Mas, como diz o autor da lei, deputado Traiano, e também os especialistas, o cuidado deve ocorrer durante todo o ano. “O câncer de boca é o quinto tumor mais frequente entre homens e o sétimo em mulheres. Por isso essa lei é importante, para realizar ações que visam conscientizar a população sobre a necessidade de um diagnóstico precoce e de um tratamento adequado. Temos um mês somente para essas ações, mas o debate sobre o tema deve ser realizado o ano todo, afinal de contas é uma doença que atinge 15 mil pessoas todos os anos”, disse Traiano.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação