Notícia

Escola do Legislativo realiza palestra sobre autoconhecimento no ambiente de trabalho

10/07/2018 16:57 26/04/2024 13:06 Por Rodrigo Rossi
Palestra sobre

Palestra sobre "Como o autoconhecimento pode aumentar sua satisfação no trabalho" com Andrey Orloski. / Foto: Pedro de Oliveira/ALEP

O autoconhecimento no ambiente profissional e o desenvolvimento de aptidões foram alguns temas da palestra realizada na manhã desta terça-feira (10) no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Por iniciativa da Escola do Legislativo, servidores e a comunidade ouviram por cerca de duas horas o coach Andrey Orloski. Ele apresentou informações e características pessoais de perfis dominantes, influentes, estáveis e cautelosos.

Na sua palestra, o profissional ressaltou ainda que o sucesso, tanto em ambientes de trabalho, nos relacionamentos sociais e familiares, reside no autoconhecimento. “Quando você trabalha com inteligência emocional, o resultado é melhor, porque o sucesso está ligado àquilo que você busca a partir daquilo que você se conhece”.

Além de reconhecer características próprias dos perfis, Orloski disse que existem formas de trabalhar alguns pontos para que os resultados sejam mais positivos no trabalho. Segundo ele, por exemplo, pessoas dominantes, que exercem poder e autoridade, precisam por vezes desenvolver o controle de risco nas suas funções, pesando pontos favoráveis e contrários nas suas ações.

Já pessoas cautelosas, que são mais analíticas e buscam a resolutividade nas tarefas profissionais, por vezes necessitam trabalhar com mais ênfase a tomada de decisões. “Não existe perfil ruim ou perfil bom. São perfis diferentes e que temos por vezes mais inclinação para um ou para outro. Muitas vezes, as pessoas manifestam ao mesmo tempo vários destes perfis”.

Ele lembrou ainda que as características pessoais acabam sendo complementares num ambiente profissional, de modo a integrar as aptidões de todos para o bom funcionamento das atividades. “Conhecendo o meu perfil, certamente vou saber utilizar melhor e aplicar aquilo que é favorável no trabalho”, ressaltou.

O diretor Legislativo da Assembleia, e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, destacou que a palestra foi extremamente proveitosa e esclarecedora. “Mais uma vez temos um profissional na Assembleia que fala sobre as aptidões e formas de autoconhecimento pessoal para aplicação no ambiente de trabalho. A palestra foi válida e certamente de essencial contribuição para o crescimento profissional”.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação