Notícia

Estudantes ficam animados com o primeiro dia de atividades

25/07/2016 18:30 21/04/2025 15:37 Por Eduardo Santana
Os deputados universitários que participaram da sessão preparatória de posse do Parlamento Universitário, realizada na tarde desta segunda-feira (25), aprovaram as primeiras atividades, conforme parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia e o Partido Democrático Universitário (PDU), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No primeiro dia do projeto, 50 estudantes do curso de Direito da UFPR foram empossados durante solenidade comandada pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB). Em seguida, participaram da sessão de eleição da Mesa Executiva, que acabou elegendo o ‘deputado universitário’ Luzardo Faria (PSB) como presidente do Parlamento Universitário.

“Nesta tarde pudemos ver de perto como funciona o Parlamento do nosso estado, com as articulações para a eleição da Mesa e tudo mais. Foi muito interessante, porque sentimos na pele como é o dia a dia de um deputado, que parece ser fácil, mas logo percebemos que não é simples, pois é preciso muita técnica para a articulação das ideias e dos projetos, e muito debate para aprová-los. Durante toda a semana tenho certeza que vivenciaremos esse cotidiano apresentando e votando projetos interessantes”, disse a deputada universitária Juliana Marques (PSC).

Para Marine Gonçalves, deputada universitária do DEM, o Projeto Parlamento Universitário é uma oportunidade única para conhecer de perto as atividades do Legislativo estadual. “Na sala de aula a gente aprende como funciona o processo de criação de leis, como acontece a discussão delas nas comissões, mas nunca tivemos a experiência de vivenciar esses trâmites. E aqui nós estamos tendo a oportunidade de ver na prática como isso tudo acontece. Estamos vendo como funcionam as articulações para a criação e aprovação de um projeto dentro da Casa”, apontou.

Trabalho nas comissões – O deputado universitário Lorenzo Ottobelli (PMDB) apresentou um projeto de lei que isenta do pagamento da taxa de estacionamento em shopping centers e supermercados os consumidores que consumirem comprovadamente dez vezes o valor correspondente a esta taxa. “Foi muito bacana essa experiência do primeiro dia do projeto, porque vivemos de perto o cotidiano da Assembleia. E eu, particularmente, estou na expectativa da apreciação do meu projeto em todas as comissões. Essa vivência é muito válida e importante para nós, acadêmicos de Direito”, revela.

  •  Confira a galeria de fotos do Projeto Parlamento Universitário clicando aqui.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação