Notícia
Estudantes inscritos para o Parlamento Universitário passam por treinamento na terça-feira (26)
22/06/2018 15:44 28/04/2025 20:37 Por Sandra C. PachecoNesta primeira etapa, os alunos vão ouvir o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, também diretor da Escola do Legislativo, sobre o processo legislativo e suas particularidades, confecção de projetos, técnica legislativa, competências do Poder Legislativo e outros procedimentos referentes ao seu cotidiano. Depois disso os inscritos passarão por um processo de seleção dentro dos estabelecimentos onde estão matriculados e os aprovados poderão participar das etapas seguintes. As simulações ocorrem nas dependências do Centro Legislativo Aníbal Khury, com atividades nos períodos da manhã, de segunda a quarta-feira, em período integral na quinta e na sexta-feira. Participam do evento as instituições de ensino superior conveniadas com a Alep: Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), Unibrasil, Unicuritiba, Uninter, FAE, Opet, Universidade Positivo e, este ano, a Universidade Tuiuti do Paraná veio juntar-se ao grupo.
Sucesso – Esta é a terceira edição do projeto, desenvolvido pela Escola do Legislativo, e que teve início com 54 estudantes de todos os períodos do Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. O sucesso foi tanto que no ano seguinte, em 2017, a iniciativa foi ampliada com a participação de outras instituições de ensino universitário e de diferentes cursos.
Os alunos selecionados participam de sessões preparatórias de posse e organizam-se em partidos, bancadas e blocos parlamentares, respeitando a proporcionalidade das siglas representadas na Casa. Elegem a Mesa Executiva e organizam-se em comissões temáticas que vão analisar e votar as proposições apresentadas pelos participantes e mais tarde submetidas a apreciação do Plenário. Fazem discursos abordando temas de interesse geral e em defesa de suas proposições, tal como ocorre no Poder Legislativo estadual.
Projeto premiado – Durante o XXX Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), realizado em Goiás, em novembro de 2017, o projeto do Parlamento Universitário da Alep foi aclamado como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para a comunidade. O projeto paranaense, idealizado pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), foi reconhecido nacionalmente após concorrer com projetos que representaram Legislativos de todo o país, inclusive os Tribunais de Contas que também são filiados à ABEL.