Notícia
Estudantes vivem expectativa do exercício de seus mandatos durante o Parlamento Universitário
30/10/2017 13:40 29/04/2025 14:23 Por Eduardo SantanaGabriel Marcondes, deputado eleito para o Parlamento Universitário 2017. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep
O aluno do último ano de Ciência Política da Uninter, Gabriel Marcondes, afirma que participar do Parlamento Universitário é uma grande responsabilidade e que espera colocar em prática a boa política, durante as simulações. “Da nossa universidade só foram escolhidos quatro deputados e já fomos incumbidos de formarmos um bloco parlamentar. Já nesta sessão de posse aconteceram algumas negociações e isso é muito bacana. Queremos imprimir práticas exemplares durante o Parlamento Universitário e deixar um legado para as próximas edições”, diz Marcondes.
Para Ricardo Miranda, do terceiro período de Direito da PUC/PR, o Parlamento Universitário é uma experiência incrível por proporcionar a jovens acadêmicos o contato direto com a política. “É uma vivência importante, principalmente para nós estudantes de Direito. Trabalhamos com leis e muitas vezes não temos noção do processo de formação de uma lei. Esse projeto vai nos dar muita experiência para as nossas carreiras”, afirma.
Cobertura política – A estudante de Jornalismo da Uninter, Ana Paula dos Santos, também acredita que a experiência vivida durante a segunda edição do Parlamento Univesitário será essencial para o futuro profissional. “É fundamental colocar em prática tudo o que aprendemos durante os quatro anos de curso. E, particularmente, estou empolgada por participar de uma coberta política, que é um assunto que me interessa muito”, revela.
Experiência - Durante a sessão de posse, os participantes do Parlamento Universitário puderam ouvir as experiências dos deputados Rasca Rodrigues (PV) e Nereu Moura (PMDB). “A participação na política é extremamente importante. Em todos os segmentos da sociedade. E todos os estudantes que decidiram estar nesse projeto estão de parabéns”, ressaltou Rasca Rodrigues. “É uma oportunidade ímpar que esses estudantes estão tendo e eles têm que aproveitá-la em sua plenitude”, emendou Nereu Moura. “Comecei a trabalhar na Assembleia muito jovem, vim do interior, pedi emprego no gabinete de deputado. O interesse pela carreira logo surgiu. Fazia questão de assistir aos debates. No início, chegava a pensar que não conseguiria ocupar uma das 54 cadeiras da Casa, mas a vontade de seguir por esse caminho ficou cada vez mais forte e foquei nesse objetivo. Estou no meu sétimo mandato”, contou o líder peemedebista.
Ricardo Miranda, deputado eleito para o Parlamento Universitário 2017. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep
Ana Paula dos Santos, aluna de Jornalismo da Uninter. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep
Deputados Rasca Rodrigues (PV) e Nereu Moura (PMDB) participaram da abertura do "Parlamento Universitário 2017", na manhã desta segunda-feira (30). / Foto: Pedro de Oliveira/Alep
Parlamento Universitário 2017. / Foto: Pedro de Oliveira/Alep