Notícia
Parlamento Universitário é instalado na Assembleia Legislativa do Paraná
30/10/2017 13:47 02/05/2025 02:08 Por Sandra C. PachecoA Mesa de Honra dos trabalhos foi integrada pelo diretor Legislativo da Alep e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi; pelo deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD); pelo vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Roberto Lamari, neste ato representando o presidente da entidade, Florian Coutinho Madruga; pelo procurador-geral da Assembleia, Luiz Fernando Feltran; pelo diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Lorena Villela Filho; e pela diretora de Comunicação, jornalista Kátia Chagas.
Educação para a cidadania – Na saudação aos participantes do evento, Dylliardi Alessi evocou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), como o grande idealizador do programa; referiu-se à inscrição de 1.300 estudantes da UniCuritiba, Unibrasil, Uninter, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), FAE, Opet e da Universidade Positivo, destacando a importância da participação dos jovens na politica e da novidade, este ano, de acadêmicos de Jornalismo estarem cobrindo as atividades, tal como ocorre com o Comitê de Imprensa que tradicionalmente atua na Casa.
“A Assembleia tem escancarado as portas para que vocês, jovens, compreendam bem o funcionamento do Poder Legislativo e possam estar preparados para cobrar de seus representantes”, observou Alessi. Roberto Lamari, da Abel, elogiou o pioneirismo da Assembleia paranaense na criação do Parlamento Universitário e disse que vai levar o projeto para ser implantado na Assembleia paulista. A seu ver, a escola paranaense vai além da qualificação de seus servidores, finalidade precípua das Escolas do Legislativo, estendendo-a à educação para a cidadania e permitindo que a sociedade conheça a importância do trabalho que é efetivamente desenvolvido pela Casa. “Com isso se fortalecem os ideais da democracia, da representatividade, do conhecimento e da cidadania”, declarou. O deputado Recalcatti declarou que o programa atrai os jovens para o Parlamento, ajudando-os a se aculturar e preparar seu futuro: “É importante que neste momento, em que tanto se critica o Legislativo, seja possível conhecê-lo, entender o seu papel fundamental para a democracia e defendê-lo”, frisou.
Coube ao deputado fazer a proclamação dos 54 deputados eleitos e seus partidos (as universidades onde estão matriculados), e Alessi conduziu o rito da posse em conformidade com o Regimento do programa, chamando os alunos para prestarem o compromisso de bem representar o Estado nesta sessão única da 2ª Legislatura do Parlamento Universitário. Ele encerrou a sessão convocando para a 2ª sessão preparatória na quarta-feira (1º), às 9 horas, para eleição da Mesa e eleição indireta do governador. Para as 14 horas está prevista a instalação da Comissão de Constituição e Justiça, no Auditório Legislativo da Casa.
Os trabalhos serão retomados após o recesso parlamentar do feriado de Finados, na segunda-feira (6), com reunião da CCJ às 9 horas no Auditório Legislativo, rodada de conversas com deputados e a opção de acompanhar a sessão ordinária à partir das 14h30. As atividades prosseguem na terça-feira (7), com reuniões da CCJ e das comissões temáticas pela manhã, conversa com deputados e à tarde, a opção de acompanhar a reunião da CCJ e da sessão ordinária da Alep.
As comissões do Parlamento Universitário voltam a se reunir na quarta-feira (8) pela manhã. Na quinta-feira (9) acontece a 1ª sessão ordinária, às 9 horas, no Plenário, e às 13h30 a 2ª sessão ordinária. Nova reunião da CCJ está marcada para as 17 horas. Na sexta-feira (10) acontecem a 3ª sessão ordinária, às 9 horas, e a 4ª sessão ordinária, às 13h30, sempre no Plenário. O encerramento está previsto para as 18 horas.
Segunda edição – Esta é a segunda edição do projeto Parlamento Universitário, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná. No ano passado, entre os dias 25 e 29 de julho, 54 estudantes de diferentes períodos do curso de Direito da UFPR puderam viver o cotidiano dos deputados estaduais. Selecionados pela instituição de ensino, elaboraram projetos de lei, de resolução e propostas de emenda à Constituição (PECs), que foram depois examinadas, discutidas e votadas por eles durante a simulação.
O grupo participou de sessões preparatórias, organizou-se em partidos, bancadas e blocos parlamentares, sempre respeitando a proporcionalidade das siglas já representadas na Casa de Leis. Discursaram sobre temas de relevância para o Estado e em defesa das proposições em tramitação, conforme as regras estabelecidas pela organização do projeto, cuja prioridade é estimular o amplo debate de ideias e evitar o puro e simples proselitismo.
Com a experiência, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia e seu funcionamento, vivenciando o cotidiano muitas vezes frenético do Legislativo e compreendendo melhor como é o dia a dia do deputado, que vai além do comparecimento às sessões e da votação de matérias. Envolve preparação, conhecimento dos temas e cenários e muito trabalho. Foi o sucesso da primeira edição que levou a Escola do Legislativo da Assembleia a ampliar o projeto, abrindo-o a participação de outras instituições universitárias e outros cursos, além de Direito.
Estudantes que tomaram posse no “Parlamento Universitário 2017”