Notícia

Participantes elogiam temas abordados pelo ministro Rezek durante palestra

12/08/2016 16:30 10/04/2025 10:58 Por Eduardo Santana
A palestra “Direitos Humanos: Universalidade e Ambiguidades na Hora Atual”, proferida pelo jurista Francisco Rezek, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-juiz da Corte Internacional de Justiça – órgão da ONU incumbido de resolver conflitos envolvendo países membros, na manhã desta sexta-feira (12), no Plenário daAssembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi elogiada pelos participantes do evento promovido pela Escola do Legislativo. Durante pouco mais de uma hora, Rezek falou sobre questões de Direito Internacional relacionadas à temática dos Direitos Humanos.

“O ministro Rezek prestigiou Curitiba ao vir a esta Casa de Leis. Ele é um grande professor de Direito Internacional, à margem de todo o seu histórico dentro do Poder Judiciário. E na seara do Direito Internacional tem muita gente que tira os pés do chão e acaba falando umas coisas absolutamente mirabolantes. O ministro Rezek é um esteio da racionalidade neste campo do Direito”, afirmou o juiz da Justiça Federal do Paraná, Friedmann Wendpap, que também elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo. “A Assembleia é também uma Casa de pensamento, de debate. Em especial quando se traz pessoas com a capacidade de produzir pensamentos estruturantes, que são as bases de todas as derivações de pensamento que vão aparecer nas normas depois, na produção do Legislativo. É muito importante que esse tipo de ação aconteça aqui no Legislativo”, destacou.

O procurador do Estado do Paraná, Rodrigo Tourinho Dantas, considerou de extrema importância os temas abordados pelo ministro Rezek durante a palestra. “A palestra tornou mais acessível às pessoas o contato com esse tema, que é de grande relevância na atualidade. Sobretudo numa sociedade tão plural quanto a nossa, que tem uma grande diversidade cultural. Foi fundamental ouvir os questionamentos do ministro Rezek quanto à aplicação atual dos Direitos Humanos”, ressaltou.

Experiência – A estudante de Direito Erika Streppel Rocha considerou positiva a oportunidade de acadêmicos do curso terem acesso às experiências vividas pelo ministro Rezek. “É muito importante poder entender um pouco dessa parte prática, que nós tanto estudamos na teoria, em sala de aula, mas a que raramente temos acesso. O ministro Rezek, com toda sua vivência dentro do universo jurídico, conseguiu apresentar pontos interessantes sobre Direito Internacional e sobre Direitos Humanos”, explicou.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação