Curso

Assembleia em Debate: O Parlamento em Pauta - Dia I

Palestrante: Diversos

Data: 19/04/2023

Horário: 14:00

Carga Horária: 3 horas

Local: Auditório Legislativo

 

MAIS INFORMAÇÕES

ASSEMBLEIA EM DEBATE: O PARLAMENTO EM PAUTA

Evento da Escola do Legislativo da Alep em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar – Parla.

19 de abril (quarta-feira)

TARDE 14h-14h20h.

Fala institucional ALEP. Representante Alep

Fala institucional PARLA. Renan Guedes Sobreira. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar.


CONFERÊNCIAS DE ABERTURA

14h20. A criação da Bancada Feminina na Alep.

Deputada Mabel Canto – Primeira líder da Bancada Feminina da Alep, é deputada estadual do Paraná eleita para seu segundo mandato. Advogada e radialista, é a primeira deputada mulher da região dos Campos Gerais.

14h40. Eleições e Representação: como estão os Legislativos?

Karolina Mattos Roeder - cientista política. Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, é atualmente professora dos cursos de Ciência Política e Gestão de Partidos Políticos na UNINTER. Coordena projeto de pesquisa sobre partidos políticos e financiamento e possui pesquisas publicadas sobre partidos, sua organização, estrutura e financiamento. Associada-Fundadora do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar.


PAINEL I

15h. Tecnologias disruptivas no Poder Legislativo.

Emerson Gabardo - Doutor, Mestre e Bacharel em Direito (UFPR). Professor Titular de Direito Administrativo (PUC-PR). Professor do Departamento de Direito Público (UFPR). Pós-doutorado em Direito (California University).

15h20 O que há de novo na Teoria da Representação Política?

Suellen Patrícia Moura - Doutoranda em Direito do Estado – UFPR. Mestra em Direito do Estado – UFSC. Pós-graduada em Direito Constitucional – ABDConst. Bacharel em Direito – UEL. Pesquisadora do Núcleo de Investigações Constitucionais – NINC/UFPR e do Grupo de Pesquisa em Constitucionalismo Político – GConst/UFSC. Advogada de Direito Público. Associada-Fundadora e Secretária-Adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar.

15h40 Desafios para a Transparência nas Câmaras Municipais.

Tiago Valenciano – Pós-Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em assessoria legislativa na Câmara Municipal de Maringá e na Assembleia Legislativa do Paraná.

16h. Candidaturas Coletivas: um caminho viável?

Juliano Pietzack - Mestrando em Direito do Estado pela UFPR, Especialista em Direito Eleitoral e Político pelo Instituto CERS, Bacharel em Direito e graduando em Ciências Sociais pela UFPR. Membro pesquisador do Núcleo de Investigações Constitucionais (NINC-UFPR) e associado efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar - PARLA.

16h20 Limites e possibilidades para apresentação de emendas parlamentares.

Dylliardi Alessi - Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela PUC/PR. Pós[1]graduado em direito eleitoral pela UniCuritiba. Formado em Direito pela mesma instituição e em Administração de Empresas pela UFPR. Advogado, é Presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB-PR. É Diretor Legislativo e da Escola do Legislativo da Assembleia do Paraná. Foi assessor da Liderança do Governo na Alep.

16h40 Prerrogativas Constitucionais parlamentares no Brasil

Renan Guedes Sobreira - Mestre em Direito Constitucional pelo Centro de Estudios Políticos y Constitucionales de la Presidencia de España e pela Universidad Internacional Menéndez Pelayo. Pós-graduado em Direito Parlamentar pela Universidad Nacional Autónoma de México. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Associado-Fundador e Vice-presidente do PARLA.

O link para participação via Zoom será enviado posteriormente por e-mail aos inscritos.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação