Curso

Assembleia em Debate: O Parlamento em Pauta - Dia II

Palestrante: Diversos

Data: 20/04/2023

Horário: 09:20

Carga Horária: 3 horas

Local: Auditório Legislativo

 

MAIS INFORMAÇÕES

ASSEMBLEIA EM DEBATE: O PARLAMENTO EM PAUTA

Evento da Escola do Legislativo da Alep em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar – Parla.

20 de abril (quinta-feira)

MANHÃ 9h20.

Boas-vindas.

 

PAINEL II

9h30 Contratações públicas e terceiro setor: o papel de fiscalização do Parlamento.

Cynthia Juruena - Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestra e Bacharela em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Diretora acadêmica do Instituto Política por.de.para Mulheres e do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar (PARLA). Professora. Assessora da Secretaria de Estado da Cultura.

9h50 A Nova Lei de Licitações: desafios da adaptação nas Casas Legislativas.

Vinicius Augusto Moura - Bacharel em Direito pela PUC/PR. Pregoeiro formado pela Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda - ESAF. Foi coordenador de assuntos regulatórios na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. E Coordenador de atendimento, Pregoeiro, e Presidente de Comissão de Licitação na Celepar. Atualmente é Diretor de Apoio Técnico na Assembleia Legislativa do Paraná.

10h30 Gênero, cor e desempenho no Legislativo.

Nilton Sainz - Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do Observatório das Elites Políticas e Sociais do Brasil e do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Direitos Humanos (NUPED) da PUC-PR. Mestre em Ciência Política e Cientista Social (UFPel) e graduando em Direito (PUC-PR). É associado efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar.

10h50 Experiências brasileiras e europeias de Educação Política em parlamentos.

Edson Gil Santos - Doutor em Ciência Política pela UFPR, mestre em Jornalismo, especialista em Gestão Pública e graduado em Jornalismo pela UEPG. Foi diretor executivo na Câmara de Palmeira, implantando os programas Escola do Legislativo e Parlamento Jovem. Atualmente é diretor de Divulgação e Imprensa da Câmara Municipal de Ponta Grossa, sendo também responsável por programas de educação política.

11h10 "Partidos e composição ideológica da Câmara dos Deputados".

Ana Paula Brito Maciel - Doutora em Ciência Política (UFPR), Mestra em Ciências Sociais (UEM), Pós-Graduanda em Direito Público (PUC-RS), Assessora na Assembleia Legislativa do Paraná e Professora na UniCesumar. É Associada-Efetiva do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar.

11h30 Frentes Parlamentares e Audiências Públicas: a participação popular no processo legislativo.

Juarez Villela Filho - Bacharel em Direito graduado pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil; Tem Especialização em Direito Público, Democracia e Decisões Públicas pela Universitat Autònoma de Barcelona; e Especialização em “Gestão de Gabinete e Assessoria Política de Parlamentares” – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Atualmente é Diretor de Assistência ao Plenário da Alep desde 2015.

O link para participação via Zoom será enviado posteriormente por e-mail aos inscritos.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação