Curso

1º Evento Aperfeiçoamento para Vereadoras Paranaenses (Exclusivo para Parlamentares)

Palestrante: Vários

Data: 13/07/2022

Horário: 09:00

Carga Horária: 18 horas

Local: Auditório Legislativo da Alep

 

MAIS INFORMAÇÕES

1º Evento de Aperfeiçoamento para Vereadoras Paranaenses

Escola do Legislativo e Procuradoria Especial da Mulher

Dias 12, 13 e 14 de julho de 2022

 

 

PROGRAMAÇÃO:

  

Terça- feira (12/07)

10:00 – 11:00

Mesa de abertura - Autoridades

11:00 – 12:20

Luciana panke – Protagonismo da Mulher na política

 

14:30 – 15:30

Karolina Roeder - Importância da estipulação das cotas femininas.

16:00 – 17:00

Geissa Franco – A atuação da mulher no Parlamento

 

Quarta-feira (13/07)

 

9:30 -10:30

Thiago Paiva – O papel do TRE-PR no fortalecimento da mulher na política

10:30 – 11:30

Mariana Bazzo – Combate à violência contra a mulher

13:30 – 14:30

Maria Isabel Corrêa– Diretrizes para criação e atuação dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres

14:30 – 15:30

Priscila Schran  – Diretrizes para criação e atuação das Secretarias Municipais da Mulher.

16:00 – 17:00

Alessandra Abraão - Processo de abertura e funcionamento da Procuradoria da Mulher

 

Quinta-feira (14/07)

9:30 -10:30

Angela Welters – Políticas Públicas para mulheres

10:30 – 11:45

Tiago Valenciano – tipos de atuação da vereança e emendas ao orçamento.

11:45

Encerramento.

 

QUEM SÃO:

THIAGO PAIVA DOS SANTOS

Mestrando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Especialista em Direito do Estado (área de concentração em Direito Administrativo) pela Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM). Juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) na vaga destina aos juristas oriundos da advocacia. Ouvidor do TRE-PR. Vice-presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral. Membro consultor da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR e membro do Conselho Consultivo do IPRADE - Instituto Paranaense de Direito Eleitoral.

 

LUCIANA PANKE

Docente da graduação de Publicidade e Propaganda e da pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal do Paraná.  Com pós-doutorado em Comunicação Política (UAM-México) e doutorado em Ciências da Comunicação (USP), é líder fundadora do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), vice-presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores em Campanhas Eleitorais (Alice), consultora externa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Observatório Nacional de Mulheres na Política (Câmara dos Deputados) e integrante do Comitê Mulheres Líderes das Américas (Espanha). Bolsista Produtividade CNPq. Palestrante internacional desde 2007, autora de mais de 70 vários capítulos e  livros, dos quais os autorais estão publicados em três países: “Lula do sindicalismo à reeleição”, “Campanhas Eleitorais para Mulheres” e “Criação Publicitária em Rádio”. Premiada em vários países, entre eles, destaca-se o reconhecimento recebido em 2016, nos Estados Unidos, como uma das mulheres mais influentes da Comunicação Política e em 2020, como referência no ensino da Comunicação Política.

 

MARIA ISABEL CORRÊA

Pedagoga, militante feminista e ambientalista desde os 17 anos. É vinculada à União Brasileira de Mulheres desde 2003, tendo sido coordenadora estadual da entidade. Atualmente é vice-presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

ALESSANDRA SIMÕES REIS ABRAÃO

Advogada, graduada pela Universidade de Taubaté/ SP, coordenadora da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná. Especialista em Direito das Mulheres pelo Centro Universitário UNIDOMBOSCO  e em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Salesianas.

 

MARIANA BAZZO

Mestra em Estudos sobre Mulheres:Gênero, Cidadania e Desenvolvimento pela Universidade Aberta de Portugal (2018). Pós-graduada em Justiça Europeia dos Direitos do Homem pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (2008). Promotora de Justiça no Ministério Público do Estado do Paraná desde o ano de 2004, atua junto à 1a Promotoria de Justiça da Comarca de Almirante Tamandaré; autora do livro Crimes contra Mulheres -lei Maria da Penha, crimes sexuais e feminicídio (2019), da editora JusPodivm; e Diretora de Projetos do Instituto Justiça de Saia, desde fevereiro de 2020, sendo Líder do Projeto "Justiceiras" no Estado do Paraná.

 

GEISSA FRANCO

Doutoranda e Mestra em Ciência Política pela UFPR. Graduada em Ciência Política e Relações Internacionais. Pesquisadora na área de representação das mulheres na política.

 

KAROLINA ROEDER

Cientista política, doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, graduada em Ciências Sociais e professora dos cursos de Ciência Política e Gestão de Partidos Políticos da UNINTER. Há quase 10 anos estuda e pesquisa partidos políticos e atualmente também presta assessoria a essas organizações. É membro fundadora do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar (PARLA) e coordena projeto de pesquisa que investiga organização partidária na Uninter.

 

TIAGO VALENCIANO

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2005-2008), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2009-2011) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2012-2016).  Assistente Legislativo da Câmara Municipal de Maringá, Professor Universitário de cursos de Graduação e Pós-Graduação, integra entidades literárias e publicou 10 livros sobre a política brasileira.

 

ANGELA WELTERS

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Economia Social e do Trabalho - Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, com experiência na área de Economia Social e do Trabalho, Gênero, Pobreza e Desigualdade. Atualmente coordena o NESDE - Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica.

 

PRISCILA SCHRAN DE LIMA

Contadora e jornalista, bacharela em Comunicação Social – Jornalismo pela Unicentro, pesquisadora nos temas de mídia, representação feminina e gênero, com trabalhos publicados no Brasil, na Argentina e na Espanha.

Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, coordedanora da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Guarapuava e do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do Estado do Paraná até maio de 2020. 

Em 2014 recebeu o Diploma Mulher Cidadã, da Câmara Municipal de Guarapuava, e o Prêmio Divas – Categoria Social, da ACIG, pela relevância dos serviços prestados em favor das mulheres guarapuavanas. Foi uma das produtoras do projeto Florescer, uma produção multimídia de combate à violência contra a mulher, que foi premiada em 2015 como melhor produção da Região Sul e em 2016 como melhor produção do Brasil, pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. Recebeu o Prêmio Vera Giangrande, em 2017, terceira colocação, pela sua pesquisa sobre discurso, gênero e jornalismo.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação