Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia celebra os 25 anos da Comunidade Católica Shalom em Curitiba

Sessão solene proposta pelo deputado Evandro Araújo (PSD) reconhece a trajetória de evangelização, formação e promoção humana da comunidade na capital paranaense.

Sessão solene reuniu representante da Comunidade Shalom em reconhecimento ao trabalho de missionário.
Sessão solene reuniu representante da Comunidade Shalom em reconhecimento ao trabalho de missionário. Créditos: Orlando Kissner/Alep

Com música, louvor e oração, os 25 anos da Comunidade Católica Shalom em Curitiba foram celebrados na noite desta quinta-feira (16), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A sessão solene, proposta pelo deputado Evandro Araújo (PSD), reuniu autoridades civis, religiosas e membros da comunidade, em reconhecimento ao trabalho de evangelização, formação e promoção humana realizado na capital paranaense nos mais diversos segmentos da sociedade.

“Essa comunidade está em vários países e tem uma presença forte no Brasil, no Paraná e em Curitiba. É um carisma que leva o Cristo ressuscitado e faz as pessoas buscarem Deus de um jeito mais íntimo, de maneira concreta na vida”, destacou o deputado Evandro Araújo.

Segundo ele, o Estado laico é aquele que acolhe todas as expressões. “E a Shalom é uma comunidade católica que tem uma expressão muito forte. Faz muito bem ter a comunidade aqui e reconhecer as ações de evangelização que alcançam famílias e jovens. Esse reconhecimento é para dizer muito obrigado por esses 25 anos — e que continuem. É o Poder Público fazendo uma menção de reconhecimento a uma comunidade, uma instituição importante no Brasil e também aqui no Paraná”, reforçou.

Fundada em Fortaleza, a Comunidade Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fiéis reconhecida pela Santa Sé, presente em dezenas de países. Para Araújo, desde a chegada a Curitiba, em maio de 2000, o carisma Shalom tem inspirado jovens, famílias e comunidades, levando a mensagem de Cristo de forma inovadora e missionária.

Membro do Conselho Geral da Comunidade Shalom, padre Vitor Aragão contou que a entidade nasceu do desejo de evangelizar os mais jovens por meio dos próprios jovens, com a “Lanchonete do Senhor”. “Aquele jovem que não iria para uma missa, para um grupo de oração, que não participaria de algo religioso, ele aceitaria um sanduíche com uma Coca-Cola. E um jovem, com seus amigos de 20 anos, montou uma lanchonete em Fortaleza, em 1982, para evangelizar. Esse desejo evangelizador foi se espalhando, crescendo, até chegar a 30 países e mais de 110 dioceses”, relatou.

O assistente missionário Paulo Henrique de Albuquerque, que representou o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, lembrou que a comunidade não nasceu de um plano humano. “Mas de uma oferta de vida do nosso fundador no dia 9 de julho de 1980, durante a visita do Papa João Paulo II a Fortaleza”, contou.

Responsável pela Comunidade Shalom em Curitiba, Diego Rodrigo Silva de Oliveira agradeceu a homenagem do Poder Legislativo. “Vemos com grande alegria e como um grande sinal da fecundidade do nosso trabalho nessas terras paranaenses, em Curitiba. É a sociedade autenticando o nosso trabalho, que é levar o bem para este povo, que é evangelizar. É um momento de grande alegria, celebrando os nossos 25 anos.”

“É lindo ver como a oferta de vida de uma pessoa a Deus pode impactar tanto o mundo. Aqui em Curitiba influencia a liturgia, a pregação, a formação, a maneira como lidamos com nossas dores no coração e de encontrar a liberdade em Jesus. Nestes 25 anos, muitos frutos foram colhidos e tantos outros semeados. Deus abençoe pela fidelidade, coerência e consistência de vocês”, parabenizou o padre Clayton da Silva Munhoz, representante da Arquidiocese de Curitiba.

Precursora da Comunidade, Jacymary Gomes Lima e Araújo agradeceu a acolhida na capital paranaense. “Sou de Macapá, tive o impacto do frio, mas nos sentimos em casa e tenho Curitiba como minha terra de missão”, disse. “Um povo de fé firme”, acrescentou Keila Virgínia Carvalho Delgado Pereira, que também ajudou na implantação da entidade na cidade.

Também compuseram a mesa a representante dos Membros Estrangeiros da Comunidade Católica Shalom, a paraguaia Sofia Pamela Mendieta Fernandez, e o assessor jurídico Rogério Carlos Born, que representou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.

Trajetória

Em Curitiba, a presença da comunidade se consolidou ao longo dos anos por meio de retiros, encontros e ações evangelizadoras, além do trabalho de missionários que se dedicam à escuta, à oração e ao aconselhamento. A juventude continua sendo o foco central da missão Shalom, que mantém atenção especial aos jovens como protagonistas da evangelização.

Essencialmente missionária, a Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que, na diversidade das formas de vida presentes na Igreja Católica, engajam-se em uma vida comunitária com a finalidade de levar a experiência com Jesus Cristo a toda a humanidade.

O tema escolhido para marcar o jubileu de prata da comunidade é “E serão reconhecidos pelos seus frutos” (Mt 7,16), em referência aos resultados espirituais e humanos colhidos ao longo de sua trajetória.

A celebração na Assembleia antecedeu o Congresso Jovem Shalom (CJS), que acontece de 17 a 19 de outubro, em Curitiba, e deve reunir cerca de 1.500 jovens de todo o país em um fim de semana de espiritualidade, arte e fé. “Deus chega onde a gente não imagina. A comunidade saiu de Fortaleza, chegou a tantos lugares e me alcançou”, disse o representante dos jovens, Vinícius dos Santos Bertini.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação