
Com música, louvor e oração, os 25 anos da Comunidade Católica Shalom em Curitiba foram celebrados na noite desta quinta-feira (16), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A sessão solene, proposta pelo deputado Evandro Araújo (PSD), reuniu autoridades civis, religiosas e membros da comunidade, em reconhecimento ao trabalho de evangelização, formação e promoção humana realizado na capital paranaense nos mais diversos segmentos da sociedade.
“Essa comunidade está em vários países e tem uma presença forte no Brasil, no Paraná e em Curitiba. É um carisma que leva o Cristo ressuscitado e faz as pessoas buscarem Deus de um jeito mais íntimo, de maneira concreta na vida”, destacou o deputado Evandro Araújo.
Segundo ele, o Estado laico é aquele que acolhe todas as expressões. “E a Shalom é uma comunidade católica que tem uma expressão muito forte. Faz muito bem ter a comunidade aqui e reconhecer as ações de evangelização que alcançam famílias e jovens. Esse reconhecimento é para dizer muito obrigado por esses 25 anos — e que continuem. É o Poder Público fazendo uma menção de reconhecimento a uma comunidade, uma instituição importante no Brasil e também aqui no Paraná”, reforçou.
Fundada em Fortaleza, a Comunidade Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fiéis reconhecida pela Santa Sé, presente em dezenas de países. Para Araújo, desde a chegada a Curitiba, em maio de 2000, o carisma Shalom tem inspirado jovens, famílias e comunidades, levando a mensagem de Cristo de forma inovadora e missionária.
Membro do Conselho Geral da Comunidade Shalom, padre Vitor Aragão contou que a entidade nasceu do desejo de evangelizar os mais jovens por meio dos próprios jovens, com a “Lanchonete do Senhor”. “Aquele jovem que não iria para uma missa, para um grupo de oração, que não participaria de algo religioso, ele aceitaria um sanduíche com uma Coca-Cola. E um jovem, com seus amigos de 20 anos, montou uma lanchonete em Fortaleza, em 1982, para evangelizar. Esse desejo evangelizador foi se espalhando, crescendo, até chegar a 30 países e mais de 110 dioceses”, relatou.
O assistente missionário Paulo Henrique de Albuquerque, que representou o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, lembrou que a comunidade não nasceu de um plano humano. “Mas de uma oferta de vida do nosso fundador no dia 9 de julho de 1980, durante a visita do Papa João Paulo II a Fortaleza”, contou.
Responsável pela Comunidade Shalom em Curitiba, Diego Rodrigo Silva de Oliveira agradeceu a homenagem do Poder Legislativo. “Vemos com grande alegria e como um grande sinal da fecundidade do nosso trabalho nessas terras paranaenses, em Curitiba. É a sociedade autenticando o nosso trabalho, que é levar o bem para este povo, que é evangelizar. É um momento de grande alegria, celebrando os nossos 25 anos.”
“É lindo ver como a oferta de vida de uma pessoa a Deus pode impactar tanto o mundo. Aqui em Curitiba influencia a liturgia, a pregação, a formação, a maneira como lidamos com nossas dores no coração e de encontrar a liberdade em Jesus. Nestes 25 anos, muitos frutos foram colhidos e tantos outros semeados. Deus abençoe pela fidelidade, coerência e consistência de vocês”, parabenizou o padre Clayton da Silva Munhoz, representante da Arquidiocese de Curitiba.
Precursora da Comunidade, Jacymary Gomes Lima e Araújo agradeceu a acolhida na capital paranaense. “Sou de Macapá, tive o impacto do frio, mas nos sentimos em casa e tenho Curitiba como minha terra de missão”, disse. “Um povo de fé firme”, acrescentou Keila Virgínia Carvalho Delgado Pereira, que também ajudou na implantação da entidade na cidade.
Também compuseram a mesa a representante dos Membros Estrangeiros da Comunidade Católica Shalom, a paraguaia Sofia Pamela Mendieta Fernandez, e o assessor jurídico Rogério Carlos Born, que representou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
Trajetória
Em Curitiba, a presença da comunidade se consolidou ao longo dos anos por meio de retiros, encontros e ações evangelizadoras, além do trabalho de missionários que se dedicam à escuta, à oração e ao aconselhamento. A juventude continua sendo o foco central da missão Shalom, que mantém atenção especial aos jovens como protagonistas da evangelização.
Essencialmente missionária, a Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que, na diversidade das formas de vida presentes na Igreja Católica, engajam-se em uma vida comunitária com a finalidade de levar a experiência com Jesus Cristo a toda a humanidade.
O tema escolhido para marcar o jubileu de prata da comunidade é “E serão reconhecidos pelos seus frutos” (Mt 7,16), em referência aos resultados espirituais e humanos colhidos ao longo de sua trajetória.
A celebração na Assembleia antecedeu o Congresso Jovem Shalom (CJS), que acontece de 17 a 19 de outubro, em Curitiba, e deve reunir cerca de 1.500 jovens de todo o país em um fim de semana de espiritualidade, arte e fé. “Deus chega onde a gente não imagina. A comunidade saiu de Fortaleza, chegou a tantos lugares e me alcançou”, disse o representante dos jovens, Vinícius dos Santos Bertini.
"SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM"
Carregando fotos...