O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) completa quinze anos e para celebrar a data, recebeu uma homenagem especial na Assembleia Legislativa, durante sessão plenária nesta segunda-feira (18) que contou com a participação da vice-governadora Cida Borghetti. A proposição foi da deputada Maria Victoria (PP), que enalteceu a importância do trabalho desenvolvido pelo IBMP no desenvolvimento de tecnologia para a área da saúde, em especial para utilização no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com muito carinho que parabenizamos o trabalho incansável que tem feito a diferença no estado do Paraná e no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, inovador e de produção industrial de insumos e kits de diagnóstico para o SUS”, disse Maria Victoria.
O presidente do IBMP, Marco Aurélio Krieger, agradeceu a homenagem da deputada e falou do trabalho do instituto, que tem usado o conhecimento tecnológico em benefício da sociedade. “Temos a certeza de que, ao longo desses quinze anos, tivemos a oportunidade de servir a população”, disse. “Através da parceria com a Fiocruz e o Tecpar, conseguimos transformar o conhecimento do nosso laboratório de pesquisa em um produto para a saúde”.
IBMP – Fundado em 2001, em uma parceria entre Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Governo do Paraná, o IBMP atua em pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico, inovação e produção industrial de insumos e kits de diagnóstico para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, é responsável pela produção e pelo fornecimento do módulo de amplificação do Kit NAT HIV (Aids), HCV (hepatite C) e HBV (hepatite B). O teste molecular garante a segurança e já foi aplicado a mais de dez milhões de bolsas de sangue. Ao longo de sua trajetória de 15 anos, o IBMP consolidou-se como Instituição Científica e Tecnológica (ICT), colaborando com o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no país e com o abastecimento da rede pública de saúde com produtos seguros e de qualidade.