NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
12h25
por Flávia Prazeres - (41) 3350-4188
2 min de leitura
864 visualizações
Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada nesta semana na Assembleia Legislativa pelo deputado Professor Lemos (PT), pretende tornar obrigatório o ensino médio gratuito no Paraná. A matéria recebeu o apoio de 37 deputados e agora deve ser analisada por uma Comissão Especial antes de vir à plenário.Para o deputado, a educação deve ser tratada como elemento central e indispensável, “assim como é feito em paises vizinhos, tais como Argentina e Chile, que há mais de 12 anos tem o ensino médio como obrigatório”, destacou. Ele disse ainda que a aprovação da emenda constitucional irá gerar mais investimentos na área e, consequentemente, a construção de mais escolas e salas para atender todos os alunos.Atualmente, a lei prevê obrigatoriedade só para o ensino fundamental -- de seis a 14 anos nos estados e municípios que adotaram o ensino fundamental de nove anos, e de sete a 14 anos onde a lei não foi implantada, o que deve ocorrer até 2010. Caso contrário, o poder público pode ser responsabilizado civil e criminalmente, assim como os pais que não matricularem os filhos nas escolas.TRÂMITE – Primeiro passo para dar início ao debate da emenda constitucional é a formação de uma Comissão Especial, devendo ser composta por cinco deputados. Na seqüência, a PEC é incluída na Ordem do Dia, passando por dois turnos de discussão e votação, com intervalo de cinco sessões. A emenda constitucional deverá ser votada na forma nominal e apenas poderá ser aprovada se receber no mínimo 33 votos nas duas discussões. Caso seja aprovada, retorna à Comissão Especial para que seja elaborada a redação final. A PEC, diferentemente dos demais projetos de lei, é promulgada pela Mesa da Assembleia.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais