NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Imprensa da Alep
17h51
por Adriana Ribeiro – 3350-4188
2 min de leitura
631 visualizações
A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira discussão, na sessão plenária desta terça-feira (9), o Projeto de Lei n° 127/09 que institui a Semana Paranaense de Imunodeficiência Adquirida – Aids e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis. O projeto sugere a realização de atividades em estabelecimentos públicos de ensino e saúde, repartições públicas e penitenciárias para informar e prevenir a aids e DSTs. De autoria dos deputados Alexandre Curi (PMDB) e Ney Leprevost (PP), a proposta tem ainda o objetivo de combater a discriminação aos portadores de aids. Os deputados propõem que durante a semana de prevenção sejam feitas principalmente palestras e debates, distribuição de preservativos e campanhas educativas. Entre os temas abordados estarão a descrição do HIV e da aids; formas de transmissão; sinais e sintomas; medidas preventivas e a legislação e recursos assistenciais, governamentais e não-governamentais existentes no combate à doença. O projeto sugere ainda que durante a semana de prevenção sejam realizados testes rápidos para a detecção da doença. Os testes devem ser feitos em locais fixos e móveis, médico hospitalares ou não, mesmo em áreas de difícil acesso. A idéia é que a pessoa testada na rede de saúde do governo estadual receba o resultado preliminarmente.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais