Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

CACs são homenageados em concorrida sessão solene na Assembleia

Por iniciativa do deputado Tito Barichello (União), colecionadores, atiradores desportivos, caçadores e clubes de tiros receberam menção honrosa.  

Os participantes lotaram o Plenário da Assembleia na noite desta quinta-feira (28).
Os participantes lotaram o Plenário da Assembleia na noite desta quinta-feira (28). Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, na noite desta quinta-feira (28), por iniciativa do deputado Tito Barichello (União), uma sessão solene em homenagem aos colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) e clubes de tiros. O evento reuniu mais de 500 pessoas, entre apoiadores da causa, representantes dos grupos e lojistas do setor.

O deputado Tito Barichello destacou que a Assembleia Legislativa do Paraná cumpre seu papel de representar a população ao reconhecer o trabalho dos caçadores, atiradores, colecionadores, lojistas e clubes de tiro. Ele criticou a política federal que, segundo ele, persegue os CACs e restringe o funcionamento das entidades.

Barichello ressaltou que os clubes de tiro não oferecem risco à sociedade e são compostos por pessoas honestas e trabalhadoras, que cumprem rígidos critérios legais para exercer a atividade. “O clube de tiro e a arma dizem respeito à liberdade, e nós pugnamos por ela, como em qualquer país democrático”, afirmou o parlamentar.

A vereadora de Curitiba, Tathiana Guzella (União), lembrou que a capital paranaense já conta com uma lei de sua autoria que institui o Dia dos CACs, celebrado em 3 de agosto. Segundo ela, a data vai além de uma homenagem aos praticantes, sendo também um símbolo da defesa da liberdade individual, inclusive do direito de possuir uma arma de fogo para proteção. Tathiana ressaltou a tradição do tiro esportivo no país, lembrando que as primeiras medalhas olímpicas do Brasil vieram da modalidade. Ela destacou ainda o valor histórico dos colecionadores, que preservam peças centenárias que marcaram a trajetória da humanidade. “É uma noite especial, em reconhecimento a atiradores, clubes e lojistas que, com muito esforço, vieram de diversas regiões do Paraná para receber essa justa homenagem”, disse.

O presidente da Associação de Caçadores, Atiradores e Colecionadores do Paraná (CAC Paraná), Cristiano Castelli, reforçou a importância da sessão para o setor, que enfrenta dificuldades impostas por restrições federais. Para ele, a homenagem representa valorização e reconhecimento ao segmento, especialmente em um momento em que clubes e lojistas lutam para manter suas atividades. Castelli enfatizou a expressiva presença popular na sessão, com mais de 500 pessoas acompanhando, como prova da força e da legitimidade da categoria. “Somos um segmento forte e continuaremos lutando para mostrar que trabalhamos com seriedade, segurança e dentro da legalidade”, afirmou.

Filipe Palmas, advogado especialista em legislação de armas e diretor jurídico da Associação de Lojas de Clubes de Tiro do Paraná (ALCP), se colocou à disposição dos participantes. “Quando incentivamos participantes de fora do nosso segmento, fazemos com que novas pessoas passem a gostar e conhecer. Hoje temos 1,7 milhão de armas somente no Sinarme e 1.700 CACs. Nós estamos aqui para apoiar e trabalhar por vocês”, disse.

Adriano Piecarz, coordenador estadual do movimento Proarmas Brasil, destacou a necessidade de união e mobilização. “É importante lembrarmos que vivemos em um momento de perdas de liberdade, principalmente a de expressão. O governo quer nos desarmar. O que precisamos é ocupar espaços, espaços de poder, e brigarmos pelos nossos direitos”.

Homenageados

Na sessão solene foram homenageados a equipe brasileira de Tiro Desportivo que representará o Brasil no Mundial da África do Sul, além de diversas entidades e clubes do setor: 357 Clube Escola de Tiro; Ares Base de Treinamento; Associação de Tiro Rondonense – também representante das empresas JF Armeria, DL Ceccato, SMW Ceccato e Esportiva Caça e Pesca –; Ávila Clube de Tiro; Aymoré Armas; Agropecuária Santa Mônica; Associação dos Atiradores e Caçadores do Noroeste do Paraná (Acanp); Airsoft Linha Verde; Cate Clube de Tiro; Centro de Treinamento de Tiro Esportivo e Caça Hilbert; Centro de Treinamento e Clube 454; Centro de Treinamento Freedom Shooters; Chás Mate Real; Clube de Caça e Tiro do Pinhão; Clube de Caça, Pesca e Tiro Toca do Javali; Clube de Tiro Bella Imagem; Clube de Tiro Campina da Lagoa; Clube de Tiro de Ponta Grossa (CTPG); Clube de Tiro e Caça do Norte Pioneiro; Clube de Tiro e Caça São Miguel; Clube de Tiro Guairacá; Clube de Tiro Irati; Clube de Tiro Metralhas; Clube de Tiro Nativos; Clube de Tiro Patriotas; Clube de Tiro Velho Texas; Clube e Escola de Tiro Ineds; Clube Esportivo Velho Oeste; Clube de Tiro Ponto 22; Equipe de Atletas Targo; Federais Clube de Tiro; General Clube de Tiro; Galpão de Caça e Tiro; Guarda Municipal de Ponta Grossa; Guarda Municipal de Almirante Tamandaré; Grupo 12zeiros CWB; Grupo Moninter; Hobby Pesca Artigos para Pesca Ltda.; Loja Olímpica Armas; Magnum 500 Clube de Tiro; Orion Clube de Tiro; Spartan Clube de Tiro Ltda.; SK Clube de Tiro; Toca do Javali Armas e Munições; e Zzoper Clube de Tiro.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação