Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Centenas de avaliadores se unem para corrigir milhares de provas de concurso de redação

(Descrição do áudio))

Foi preciso um mutirão de professores para a correção das redações. E não era pra menos. Foram produzidos 50 mil textos por alunos das 132 escolas da rede estadual de Curitiba.  E aí entrou a Uninter (Centro Universitário Internacional), que disponibilizou, de forma voluntária,  os professores.  E nessa maratona, que durou o sábado todo, eles constataram falhas que não podem ser cometidas na prova oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por isso, esse tempo de preparação para a principal porta de entrada para a universidade,  é tão importante, avalia o professor Marlus Geronasso, coordenador do projeto Eureka.

(Sonora)

As correções continuam no próximo dia 17.   Por enquanto, o grupo já pôde apontar as principais deficiências nas redações:  Fugir do tema proposto: nesse caso, era ““Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?” Outra falha: não conseguir desenvolver o  argumento;  Outros critérios que os analisadores observaram  foram a concordância verbal e nominal; compreensão do tema; estrutura do texto, com uma redação com pelo menos quatro parágrafos e ainda: a ausência de uma proposta de solução para o tema.  Quanto menos critérios obedecidos, menores  serão as notas. Notas, alíás, que, em todo o Brasil têm trazido preocupação para a área educacional. Nos dois  últimos anos em que foram aplicadas as provas do Enem, num universo de 12  milhões de estudantes, pouco mais de 300 conseguiram a nota máxima na redação.  Então, a ajuda vinda da parceria Assembleia/Secretaria da Educação, Eureka e agora a Uninter, só vai trazer benefícios aos alunos, principalmente os que não podem pagar pelas aulas, que estão disponíveis no site www.alep.pr.gov.br/enem2016.

 O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), não se cansa de repetir do orgulho que sente em ter encampado o projeto.

(Sonora).

O resultado do 1º Concurso de Redação da Assembleia vai ser  divulgado no mês de outubro. Os autores das melhores redações  participam de uma sessão plenária e ainda terão os textos expostos no Espaço Cultural da Casa. Depois de corrigidas, todas as redações vão ser devolvidas às escolas para que os alunos possam avaliar o desempenho e assim superar as dificuldades.

   As provas do Enem 2016  são nos dias 5 e 6 de novembro. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação