As comissões de Saúde Pública e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná realizam nesta quarta-feira (9), em Curitiba, reunião para discutir a crise do Hospital Universitário de Londrina, que enfrenta problemas de falta de pessoal e de recursos para custeio e manutenção. O objetivo é buscar alternativas para evitar o fechamento de cerca de 50 leitos.
Participam do encontro, às 9h30, no Auditório Legislativo, dirigentes da Universidade Estadual de Londrina, do HU e do sindicato de servidores, representantes das secretarias estaduais de Saúde e de Ciência e Tecnologia, do Ministério Público e da Prefeitura de Londrina, deputados estaduais e vereadores londrinenses. “A situação do hospital é grave e precisamos de medidas emergenciais para não prejudicar o atendimento à população”, afirma o deputado estadual Tercilio Turini (PPS), um dos articuladores da reunião.
O HU de Londrina é um dos maiores hospitais públicos do Paraná e recebe pacientes de cerca de 250 municípios paranaenses e outras 100 cidades de estados como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Como unidade de referência do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece atendimento em praticamente todas as especialidades médicas, serviços e procedimentos de alta complexidade, principalmente a pessoas de baixa renda.
“Qualquer alteração na rotina do HU, por mínima que seja, afeta o sistema público de saúde do Norte do Paraná, com sobrecarga de outros hospitais. E quem sente o impacto imediato é o cidadão que tem no HU a única opção de socorro”, alerta Tercilio Turini sobre o risco de fechamento de leitos anunciado pela direção do HU. Ele e o deputado Dr. Batista, presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia, vão coordenar a reunião.