
Qualquer cidadão paranaense pode consultar, a partir desta terça-feira (13) a agenda, as pautas e as atas das reuniões das Comissões permanentes e temporárias instaladas na Assembleia Legislativa do Paraná. A disponibilidade do calendário de reuniões, dos projetos a serem debatidos em cada reunião e do resultado desses encontros é uma das novidades apresentadas pelo Poder Legislativo estadual na reformulação de seu site e do Portal da Transparência, visando trazer ainda mais informações e de forma cada vez mais acessível para a população.
“A Assembleia Legislativa dá mais um passo importante na promoção da transparência e no fortalecimento da participação cidadã. A partir de agora, qualquer pessoa poderá acessar, de forma simples e antecipada, as pautas e atas das comissões diretamente no nosso site. Essa nova funcionalidade facilita o acompanhamento do trabalho dos deputados e garante que os cidadãos estejam cada vez mais informados sobre o que está sendo debatido. Nosso compromisso é com uma gestão aberta, acessível e conectada com a sociedade”, declarou o presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), em entrevista coletiva durante as sessões plenárias desta terça-feira.
Curi lembrou que, em novembro de 2024, a Assembleia Legislativa do Paraná recebeu o Selo Diamante em Transparência Pública, ao atingir índice de 95% em transparência na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública. “Mas entre os 5% que faltaram para atingirmos a nota máxima, estava a ausência da divulgação destas informações sobre as comissões. Assim, determinamos que esse quesito fosse atingido neste ano e, após as adaptações necessárias serem realizadas por nossas diretorias Legislativa e de TI, hoje, essas informações já são públicas”, disse, reforçando que o corpo técnico da Assembleia segue trabalhando para atingir a nota máxima e outros quesitos.
Compromisso
“Disponibilizar no portal da Assembleia todas as pautas, atas e agendas das comissões é mais uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a transparência e a boa gestão pública. É um avanço importante para facilitar o acompanhamento do trabalho legislativo por parte da sociedade”, comentou o primeiro-secretário da Casa, Gugu Bueno (PSD). “Com essa medida, damos mais um passo na modernização do Parlamento paranaense, promovendo uma atuação mais próxima do cidadão e fortalecendo a confiança nas instituições”, acrescentou.
A segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP), afirma que a iniciativa da Mesa Diretora é mais uma demonstração do compromisso com a transparência dos dados, modernização dos processos e respeito ao dinheiro público do Poder Legislativo. “Isso significa mais clareza sobre tudo que está sendo debatido aqui na Casa. A sociedade terá mais oportunidades para acompanhar e participar das decisões. Com a direção do presidente Alexandre Curi e o apoio dos 54 deputados e deputadas estamos fortalecendo o controle social e construindo um Parlamento mais aberto e conectado com a população”.
As agendas, pautas e atas das 29 comissões permanentes e três comissões temporárias em funcionamento da Assembleia podem ser consultadas ao clicar na área de "pautas", na home do Portal da Assembleia Legislativa do Paraná.
Ou acesse: https://www.assembleia.pr.leg.br/atividade-parlamentar/pauta-das-comissoes