A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, promovida anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, chega a sua 21ª edição e será realizada pela primeira vez no estado do Paraná, a partir desta quarta-feira (7), quando se dará a abertura oficial dos trabalhos, às 20 horas, nas dependências do Rafain Palace Hotel e Convention Center, em Foz do Iguaçu. O evento, cujo tema central é “O Brasil e suas reformas”, será o maior encontro de parlamentares da América Latina e prossegue até sexta-feira (9), com intensa programação que deve reunir, segundo a direção da Unale, cerca de 1.500 participantes, entre deputados, assessores legislativos, representantes de entidades nacionais e internacionais. "Um evento com essa magnitude é o momento oportuno para que a sociedade participe. O país vive um momento histórico e os parlamentares precisam debater os caminhos para sairmos da crise", destaca o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB).
Um amplo painel sobre a crise econômica nos estados brasileiros dará andamento à conferência na quinta-feira (8), a partir das 9h30, com palestras de cinco governadores de Estado: Beto Richa (PR), Geraldo Alckmin (SP), Marcone Perillo (GO), Wellington Dias (PI) e Raimundo Colombo (SC). A mediação do painel ficará a cargo do jornalista Heraldo Pereira, que também mediará o painel previsto para o período da tarde, a partir das 14 horas, sobre o panorama econômico atual e as reformas. Como palestrantes atuarão o ex-ministro Maílson da Nóbrega; o cientista político Paulo Kramer; e Edson Luiz Vismona, presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e também do Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP).
Também na quinta-feira, às 11h30, o presidente da Sanepar, Mounir Chaoviche, fará uma apresentação de modelos de saneamento, inovação e sustentabilidade; enquanto o presidente do BRDE, Odacir Klein, discorrerá sobre a questão do desenvolvimento regional, às 15h40; e o ministro Ricardo Barros, da Saúde, fará uma palestra sobre o quadro da saúde pública brasileira, às 16 horas. Saulo Lamartine Macedo, defensor público de Sergipe, e Cezar Eduardo Ziliotto, da Itaipu Binacional, serão os mediadores da palestra do ministro. Eduardo Shinyashiki fecha a programação do dia com a palestra “Estratégias vencedoras – atitudes e ações que transformam desafios em conquistas”.
Na sexta-feira (9) pela manhã, às 9h30, será a vez das palestras sobre a reforma política, novamente mediadas pelo jornalista Heraldo Pereira, com exposições do deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI); do desembargador e corregedor do TRE-PR, Luiz Taro Oyama; do presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Moisés Pessuti; e de Geórgia Nunes, coordenadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político. Uma assembleia geral da Unale pontua o evento, que tem encerramento previsto para às 12h30.
Eventos simultâneos – Antecedendo a Conferência no dia de sua abertura oficial, a quarta-feira (7) será ainda marcada por uma extensa programação paralela, ao longo de todo o dia, envolvendo mais de duas dezenas de entidades, como a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE), a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), a Associação Nacional dos Gestores de Documentos dos Legislativos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal (AGEDOC) e a União dos Vereadores do Brasil (UVB), entre outras.
Para mais informações acerca da Conferência Nacional ou sobre os eventos simultâneos, acesse http://conferencia.unale.org.br/2017/