Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputada Luciana Rafagnin (PT) propõe voto de congratulações à jornalista Dulcineia Novaes

Honraria proposta visa reconhecer a trajetória de destaque de Dulcineia Novaes no jornalismo paranaense e brasileiro.
Honraria proposta visa reconhecer a trajetória de destaque de Dulcineia Novaes no jornalismo paranaense e brasileiro. Créditos: Rodrigo Fonseca/CMC

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) apresentou, nesta segunda-feira, 11, requerimento para que seja concedido voto de Congratulações com Menção Honrosa à jornalista Dulcineia Novaes, em reconhecimento à sua trajetória de destaque no jornalismo paranaense e brasileiro.

“A Dulcineia Novaes é muito mais do que uma jornalista de excelência. Ela é um símbolo de coragem, representatividade e superação. Como mulher negra e de origem humilde, abriu portas para tantas outras que, antes, mal ousavam sonhar com um lugar nas telas da TV. Sua trajetória inspira gerações”, destacou a deputada Luciana.

Natural de Martinópolis (SP), Dulcineia cresceu em Assis (SP) e Londrina (PR), onde se tornou uma das vozes mais respeitadas da comunicação no estado. Filha de uma empregada doméstica e de um funcionário da antiga Companhia de Força e Luz de São Paulo, perdeu o pai ainda criança e foi criada pela mãe, que lutou para garantir educação de qualidade aos filhos. Em 9 de agosto, Dulcineia completou 70 anos de idade e mais de quatro décadas de carreira.

Sua trajetória começou em 1978, ainda como estudante, no jornal impresso Folha de Londrina. Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1979, migrou para a televisão dois anos depois, ingressando na TV Coroados — atual RPC TV Londrina, afiliada da Rede Globo. Em 1987, foi transferida para Curitiba, onde consolidou sua trajetória e permanece até hoje, somando 44 anos ininterruptos na mesma emissora.

Em seu requerimento, Luciana enfatiza que a trajetória de Dulcineia, marcada pela excelência jornalística, coragem e representatividade, abre caminhos e inspira gerações de mulheres negras e de origem popular a ocuparem espaços de destaque na comunicação brasileira.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação