Assembleia lamenta morte de Arlete Caramês, ex-deputada estadual e símbolo da luta por crianças desaparecidas no Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de sua Comissão Executiva, lamenta profundamente o falecimento, nesta terça-feira (24), da ex-deputada estadual Arlete Caramês, aos 82 anos. O presidente da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), lamentou o falecimento de Arlete Caramês e destacou a trajetória de luta incansável da mãe que transformou a dor pessoal em mobilização social.
“Em busca do filho Guilherme, desaparecido em 1991, Arlete fundou o Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida no Paraná e teve papel decisivo na criação, em 1995, do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride)”, relembrou Curi.
Trajetória marcada pela busca e mobilização social
Nascida em Porto União (SC), Arlete foi uma das principais referências nacionais na defesa das famílias de crianças desaparecidas. Em 1991, o desaparecimento de seu único filho, Guilherme Caramês Tiburtius, então com 8 anos, mudou definitivamente sua história. Sem respostas até hoje, a tragédia levou a ex-bancária a dedicar-se incansavelmente à busca do menino e de outras crianças desaparecidas. No ano seguinte, fundou o Movimento Nacional da Criança Desaparecida do Paraná (CriDesPar), organização voltada à prevenção e à localização de menores desaparecidos, que lhe trouxe reconhecimento em todo o país.
Atuação decisiva na criação de políticas públicas
Em 1998, concorreu à Câmara dos Deputados, mas não se elegeu. Em 2000, foi eleita vereadora de Curitiba com a segunda maior votação daquele pleito. Em 2002, Arlete foi eleita deputada estadual, com 22.736 votos, pelo PPS, e assumiu cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná, onde chegou ao cargo de 3ª vice-presidente da Casa. No Parlamento, manteve como prioridade a defesa das crianças e o apoio às famílias atingidas por desaparecimentos, transformando sua dor pessoal em ação pública permanente.
A Assembleia Legislativa do Paraná se solidariza com os familiares de Arlete Caramês, que deixa um legado de luta, solidariedade e mobilização social que ultrapassa mandatos e cargos públicos. Sua trajetória permanece associada à defesa dos direitos das crianças e à esperança de milhares de famílias que ainda aguardam por notícias de seus filhos desaparecidos.
Notícias Relacionadas
Assembleia homenageia médico cirurgião Antonio Carlos Valezi
Solenidade proposta pelo deputado Dr. Leônidas (PP) reconheceu trajetória de 41 anos dedicados à cirurgia bariátrica e à medicina paranaense.
Leia mais
Dia do Assessor Parlamentar celebra profissionais que aproximam o Legislativo da população, destaca deputado Batatinha (PSD)
Data foi instituída no Paraná por meio da Lei Estadual nº 21.573/2023, de autoria do parlamentar.
Leia maisEm reconhecimento ao serviço voluntário, Assembleia concede título de Cidadã Honorária do Paraná a Janice Gastaldon
Solenidade proposta pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) homenageou a presidente emérita da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner.
Leia maisAudiência Pública avalia projeto que pretende modificar regulamentação da venda de bebidas alcoólicas em estádios
Assembleia Legislativa debate prós e contras de proposta que permitiria a comercialização de bebidas com graduação alcoólica de até 15%.
Leia mais